Ex-presidente surge numericamente à frente de Lula em possível disputa presidencial, revela estudo encomendado pelo Partido Progressistas.
Por Richelson Xavier
Um recente levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas, a pedido do Partido Progressistas (PP), revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro estaria numericamente à frente do presidente Lula na corrida por uma eventual eleição presidencial. De acordo com os dados, Bolsonaro conquistou 37,1% da preferência do eleitorado, enquanto Lula obteve 35,3%.
A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, configurando um cenário de empate técnico entre os dois candidatos. Além de Bolsonaro e Lula, o levantamento também apresentou números para outros potenciais candidatos, como o ex-ministro Ciro Gomes, a ministra Simone Tebet e o governador Eduardo Leite.
Os dados revelam que Bolsonaro superaria Lula até mesmo fora da margem de erro em diversos grupos do eleitorado, como homens, eleitores de 25 a 59 anos e votantes com diferentes níveis de escolaridade.
Embora tenha aparecido como liderança na pesquisa, é importante ressaltar que Bolsonaro está atualmente inelegível para disputar o próximo pleito presidencial, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral em casos de suposto abuso de poder político ocorridos em 2022.
A pesquisa, que ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal, foi encomendada pelo PP e teve seus primeiros resultados divulgados pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do partido.