Ministério da Saúde reforça a importância de ampliar a cobertura vacinal em relação à dose de reforço contra a Covid-19
Foto: Walterson Rosa/MS
O Brasil atingiu mais um marco importante na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (21): 380 milhões de doses de vacina aplicadas na população-alvo. Com o quantitativo, a cobertura vacinal contra a doença ultrapassa os 93% dos brasileiros acima de 12 anos com a primeira dose e 87% deste mesmo público com a segunda dose ou dose única.
Em entrevista a jornalistas nesta manhã, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a ressaltar a importância de os brasileiros tomarem a dose de reforço contra a Covid-19. “A campanha de vacinação segue firme e aproveito a oportunidade de reiterar o que eu tenho falado todos os dias: a necessidade de avançar com a dose de reforço. Isso é importante para a proteção da nossa população, sobretudo para os idosos, que tomaram as duas doses no começo da campanha. Esse reforço é fundamental para que tenhamos uma proteção maior contra a variante Ômicron”, disse Queiroga.
Até o momento, 50,6 milhões receberam o reforço na imunização. Desse total, 48,5 milhões são de doses de reforço e 2 milhões de doses adicionais. No total, das mais de 660 milhões de doses de vacinas adquiridas, o Governo Federal já distribuiu mais de 430 milhões às unidades federativas. Dessas, 380,8 milhões foram aplicadas, sendo 171,2 milhões referentes à primeira dose e 155 milhões à segunda dose ou de dose única. A vacinação do público entre 5 e 11 anos também segue avançando. Das 20,4 milhões de crianças, mais de 5 milhões tomaram a primeira dose.