O objetivo é contratar servidores para vagas que apresentaram carência no Legislativo.
Por Isabella Cunha
O presidente da Câmara Municipal de Anápolis, Leandro Ribeiro (PP) salientou que ainda este ano haverá concurso público para preencher carências em alguns departamentos do Legislativo do município. O projeto já foi apresentado ao Ministério Público e a as expectativas apontam para vinte vagas como oferta inicial.
A Câmara de Anápolis realizou apenas dois concursos públicos em todas a história, nos anos de 2012 e 2017. Em 2012, as provas foram aplicadas em setembro de 2012 pelo Instituto Brasileiro de Educação e Gestão (IBGE), e naquelas épocas, 51 vagas foram ofertadas. O segundo concursos público foi realizado em outubro de 2017, com provas aplicadas pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com 11 vagas iniciais, mas ao final 19 aprovados foram convocados pela gestão de 2022. Ao total, o segundo concurso teve mais 8.993 pessoas inscritas e 3.525 inscrições homologadas.
Para explicar o motivo do concurso público, Leandro Ribeiro destacou que há a necessidade de algumas funções dentro do legislativo e também irá promover equilíbrio entre as funções efetivas e comissionadas. O projeto para Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os servidores da Câmara Municipal de Anápolis foi aprovado em 2021 para que os colaboradores recebam os salários conforme sua qualificação técnicas e seja investido em cargos, conforme ponderou o presidente.
Leandro também disse que a seleção irá ser realizada após o período eleitoral e iniciada pelo proximo presidente, Domingo Paula, entre 2023-2024. Em breve o edital licitatório para contratação da instituição para aplicar o concurso público será divulgado e a que mais se adequar com a solicitação de aplicação de prova e preencherem os requisitos para as vagas, será selecionada.