Honraria será entregue a 30 mulheres que contribuem para o desenvolvimento do município.
Por Redação
A Câmara de Anápolis realiza sessão solene na quarta-feira, 10 de abril, a partir das 19h, para entrega da Medalha Dulce de Faria a mulheres que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do município. O evento acontece no plenário Teotônio Vilela, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Câmara no Youtube (@camaraanapolis).
Serão 30 homenageadas, indicadas pelos vereadores, e que constam em projeto de decreto legislativo aprovado em plenário. São professoras, advogadas, militares, evangelizadoras, engenheiras, contabilistas, enfermeiras e filantropas, entre outras, que se dedicam às suas profissões, mas também às suas famílias e à comunidade em que vivem.
“São exemplos de mulheres que merecem o reconhecimento da população, através dessa honraria do Poder Legislativo, entregue anualmente e que muito nos orgulha”, ressalta o presidente da Câmara de Anápolis, Dominguinhos do Cedro (PDT).
De acordo com a justificativa apresentada junto com a propositura com a relação de homenageadas, trata-se de uma forma singela e solene de reconhecer e lembrar-se do trabalho de mulheres que se destacam nosso convívio da cidade, em algum segmento público ou privado. “Pessoas que fazem jus ao recebimento de tal honraria em vida”, completa o presidente.
O projeto de lei que criou a Medalha Dulce de Faria é de iniciativa da então vereadora Gina Tronconi, aprovado por unanimidade em plenário no dia 2 de setembro de 2011. A parlamentar disse na época que teve pouco contato com a ex-primeira dama de Anápolis, mas que sempre a admirou “por sua personalidade e bondade com a população”. E que conceder o nome de Dulce de Faria à honraria conferida pela Câmara potencializa a homenagem.
Dulce de Faria foi primeira-dama do município nas duas gestões de seu marido, o médico Anapolino de Faria. Uma união que durou 60 anos. Carioca de nascimento, Dulce de Faria construiu em Anápolis sua história de vida. Destacou-se por sua personalidade marcante: mulher de fibra, coragem, carismática e sempre preocupada com o próximo, principalmente com as crianças. Criou o projeto Dom Bosco, que depois se transformou em Sociedade Dom Bosco, sendo considerado um dos melhores programas sociais do Estado de Goiás.
As homenageadas de 2024:
Ana Carla Ramos
Ana Paula Batista Coelho de Oliveira
Ana Paula Ferreira Nogueira
Bianca Petronilha dos Santos Barros
Carla Alves de Andrade
Carmem Lúcia Calixto Neto
Célia Vieira Fonseca e Silva
Cristiane Santana Teles Gomes
Daniella Leonice de Souza Pavão
Eni Ferreira Barbosa
Flávia Ribeiro Dias
Gleice Márcia Timóteo de Abreu
Jeiseane Costa Rodrigues Louza
Juliana da Silva Santos
Karla Fernanda Rodrigues da Silva
Leide Gomes Leal Costa
Maria de Fátima Garcez Machado
Maria Ivone da Silva Ferreira Santos
Maria Regiane Fontes Vicente
Marly de Fatima Oliveira Rodrigues
Meire Luz
Mônica Teresa Xavier Junqueira
Raquel Cristina Zendron
Regiane Rodrigues da Silva
Sandra Santos Silva
Sheila Clarissa Gonzaga
Valéria Maria Oliveira da Cunha
Vânia Soares
Viviane de Moraes Abrão
Zarife Abraão Silva