Distribuidora Equatorial Goiás alerta para riscos e penalidades por adesivação de medidores e cartazes em postes de energia, infringindo a legislação eleitoral.
Por Richelson Xavier
A Equatorial Goiás emitiu um alerta sobre a prática irregular de propaganda eleitoral em medidores e postes de energia, lembrando que os candidatos podem ser multados em até R$ 8 mil. A legislação eleitoral proíbe propagandas em bens públicos, incluindo postes de energia, sob o risco de transtornos e penalidades.
A distribuidora reforça que, além da multa, a prática de colar adesivos em medidores prejudica a leitura do consumo de energia, podendo resultar em cobrança com base na média dos últimos 12 meses, o que pode causar faturas acima do esperado. “Essa obstrução também pode levar à suspensão do fornecimento de energia”, destacou Hugo Leandro Ferreira, gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Goiás. Além disso, a fixação de cartazes em postes de energia elétrica representa risco de acidentes graves, como descargas elétricas.
Ferreira ressalta que apenas profissionais autorizados podem realizar trabalhos em postes de energia com segurança. O alerta veio após o início das propagandas eleitorais, no dia 16 de agosto, quando a distribuidora começou a receber denúncias sobre práticas irregulares.
Com a proximidade das eleições, a Equatorial Goiás pede à população que respeite a legislação eleitoral e os riscos associados ao uso indevido de seus equipamentos. As denúncias podem ser feitas via o aplicativo “Pardal” ou pela Central de Atendimento da Equatorial Goiás.