Bia Kicis, Gustavo Gayer e Eduardo Bolsonaro participam de debate internacional após críticas de Elon Musk ao STF.
Por Richelson Xavier
Deputados federais de oposição ao governo Lula embarcaram para Bruxelas, na Bélgica, nesta terça-feira (9), para participar do evento “Brasil: a repressão de Lula ao Estado de Direito”. A viagem ocorre em meio a críticas do empresário Elon Musk ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, acusando-o de censura por decisões relacionadas à plataforma X (antigo Twitter).
Entre os parlamentares presentes no evento estão Bia Kicis (PL-DF), Gustavo Gayer (PL-GO) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que compartilhou uma foto ao lado do deputado Hermann Tertsch, do Vox, principal partido de direita da Espanha. “Já estamos no Parlamento Europeu bem acompanhados pelo anfitrião”, escreveu Eduardo em sua publicação no X.
Gustavo Gayer, por sua vez, utilizou suas redes sociais para relatar sobre a primeira reunião no Parlamento Europeu. “Nossa primeira reunião aqui no Parlamento Europeu. Deste momento a gente está no Parlamento Europeu para falar sobre as violações dos direitos humanos, a liberdade de expressão, percepção política e tudo o que está acontecendo no Brasil”, afirmou o deputado, destacando a importância das viagens internacionais para chamar a atenção para a situação política brasileira.
O evento em Bruxelas ocorre em um contexto em que o ministro Alexandre de Moraes incluiu Elon Musk no inquérito das ‘fake news’, após o empresário questionar suas decisões. Musk acusou Moraes de impor restrições à plataforma X no Brasil e afirmou que o ministro tem o presidente Lula “em uma coleira”, desencadeando debates sobre liberdade de expressão e Estado de Direito no país.