Agência de Inteligência Brasileira identifica membro da embaixada russa envolvido em atividades de inteligência no país.
Por Redação
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) revelou a presença de um espião russo em atividade no Brasil, sob o disfarce de membro da embaixada russa em Brasília. Serguei Alexandrovitch Chumilov, que se apresentava como primeiro-secretário na embaixada, foi identificado como agente do serviço de inteligência russo, com a missão de recrutar informantes brasileiros.
A descoberta sobre as verdadeiras atividades de Chumilov ocorreu em 2023, levando ao seu retorno à Rússia a pedido do governo russo para evitar potenciais constrangimentos diplomáticos. Embora não tenha sido detido no Brasil por estar no país de forma legal e sem uso de identidade falsa, o caso levanta preocupações sobre a presença de agentes estrangeiros envolvidos em atividades de inteligência em solo brasileiro.
O episódio remete a um caso anterior de espionagem russa no Brasil, em 2022, quando Serguei Vladimirovitch Tcherkasov foi detido por utilizar identidade falsa brasileira para se infiltrar no Tribunal Penal Internacional, na Holanda. Tanto a Abin quanto o Ministério das Relações Exteriores e a embaixada russa se recusaram a comentar o assunto, considerando-o sigiloso.