Estudantes organizam campeonato de lançamento de foguetes

Da Redação

Um grupo de 28 alunos de nove escolas, sendo oito da rede municipal e o Instituto Federal de Goiás (IFG), participaram da 13ª Mostra Brasileira de Foguetes, que aconteceu na tarde desta terça-feira (14), no campo do Instituto Federal em Anápolis.

O campeonato foi realizado pela prefeitura de Anápolis por meio da secretaria municipal de educação, contou com a participação e torcida dos estudantes e pais dos alunos que estavam presentes no evento.

Anúncio

De acordo com o secretário de educação, professor Alex Martins, o campeonato tem como objetivo estimular conhecimento e estudo dos alunos do ensino fundamental e médio. “Cresceu bastante a participação de estudantes anapolinos nesta edição, o que aumenta a expectativa de medalhas. Na anterior, vários alunos tiveram desempenho destacado, o que nos enche de motivação”, comentou Alex Martins.

Cada equipe teve que construir seu protótipo, com variados tipos de propulsão, e fazer a contagem regressiva para o lançamento. No total, foram 28 foguetes disparados aos Céus. O campeonato faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

A Olimpíada
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica ocorre desde 1998 anualmente, com o intuito principal de popularizar a astronomia. Paralelamente, é realizada a Mostra Brasileira de Foguetes, que integra alunos do ensino fundamental e médio – dividindo-os em quatro níveis, cada um utilizando um mecanismo de propulsão adequado à faixa etária.

Cabe aos participantes descobrir os aperfeiçoamentos necessários para lançar seus foguetes o mais longe possível. A atividade ajuda a revelar a alunos e professores que dada uma motivação, ambos descobrem o próprio talento inventivo e fortalecem vínculos, o que contribui para a melhoria do ensino e do aprendizado.

Fotos: Reprodução

You may also like