Senador critica atuação de Moraes em processo contra Eduardo Bolsonaro e afirma que “não há imparcialidade, transparência, nem devido processo legal”.
Por Richelson Xavier
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez duras críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira (1º). Segundo Flávio, Moraes estaria conduzindo um processo contra seu irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de forma parcial e abusiva, “ameaçando se vingar no processo em que ele mesmo é relator”.
“O discurso de ódio de Alexandre de Moraes, com mentiras, calúnias e antecipação de julgamento retratam o nível de sua cegueira quanto a destruir a democracia a título de ‘salvá-la’”, escreveu o senador. Para ele, a postura de Moraes é uma “óbvia e objetiva causa de impeachment”, citando o Artigo 39, inciso II, da Lei 1.079/50, que trata dos crimes de responsabilidade.
Flávio Bolsonaro também criticou o que classificou como “vazamentos seletivos para destruir reputações e promover linchamentos públicos”. De acordo com o parlamentar, o processo contra Eduardo Bolsonaro seria “viciado e integralmente maculado”. “Por muito menos, mas muuuuuuito menos, Lula foi descondenado… mas contra Bolsonaro vale tudo!”, afirmou.
O senador ressaltou que as reações a ações do STF têm sido rotuladas como “golpistas” ou “ataques ao Judiciário”, mas que, segundo ele, tratam-se de legítimos “remédios constitucionais contra a tirania”. Para Flávio, “Moraes faz mal ao Brasil, ao STF e à democracia”, encerrando sua publicação com um apelo à sociedade por vigilância e reação diante do que chamou de “autoritarismo disfarçado de justiça”.