Frente Parlamentar presidida por Major Vitor Hugo vai incentivar a atuação dos Parques Tecnológicos

Por Portal Anápolis

A Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos, presidida pelo líder do Governo na Câmara dos Deputados, Major Vitor Hugo (PSL-GO), iniciou os seus trabalhos nesta quarta-feira (18/9), em cerimônia na Câmara com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, que representou o presidente Jair Bolsonaro. Composta por 219 deputados e um senador, a Frente tem o objetivo de apoiar projetos que fortaleçam a atuação dos Parques e aumentem a competitividade do Brasil na área de ciência e tecnologia.

Os Parques Tecnológicos possibilitam a integração, em um mesmo local, da pesquisa científica com empresas e organizações governamentais. Eles podem abrigar centros de inovação, incubação de empresas e treinamento, além de infraestrutura para feiras, exposições e desenvolvimento mercadológico. Os Parques são formalmente ligados — e fisicamente próximos — a centros de excelência tecnológica, universidades e/ou centros de pesquisa.

Em seu discurso, o deputado Major Vitor Hugo disse ter ficado honrado com a presença do ministro Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro. “É motivo de orgulho ter ao meu lado um ministro que reúne, na mesma pessoa, as qualidades de combatente/piloto de caça; engenheiro formado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que forma os principais cérebros do Brasil; e acima de tudo uma figura humana especial”, ressaltou o líder do Governo.

Vitor Hugo disse que os parques tecnológicos criam um ambiente capaz de incentivar a indústria da inovação a crescer e agregar valor a outros setores econômicos e à sociedade em geral. “Esse papel é especialmente relevante pelo fato de o Brasil ser um país rico em matéria-prima, mas que ainda precisa agregar valor aos seus produtos”, destacou.

“Em países desenvolvidos, as empresas geram em média 3 dólares de receita anual para cada dólar investido na implantação de um parque tecnológico. Nos países emergentes, essa taxa é de cerca de 1 dólar e cinquenta centavos de receita anual para cada dólar de investimento inicial. Os parques tecnológicos representam, portanto, uma oportunidade de aumentar a renda de milhares de brasileiros”, acrescentou o deputado Vitor Hugo.

O líder informou que a nova Frente vai atuar de forma integrada com frentes parlamentares de apoio aos parques tecnológicos que já existem em Goiás em nível estadual e municipal.

Momento decisivo

O ministro Marcos Pontes disse que a instalação da Frente Parlamentar é um ponto de inflexão para o desenvolvimento nacional, pois ajudará o Parlamento a atualizar leis que facilitem as atividades econômicas.

“O nosso País tem muitas pessoas criativas que encontrarão, nos parques tecnológicos, uma oportunidade para ajudar a desenvolver o Brasil”, afirmou. Ele ressaltou a importância da sinergia entre empesas, academia e governo nos parques, respeitando as vocações locais.

De acordo com o ministro, o deputado Vitor Hugo vem fazendo um brilhante trabalho não apenas pelo Governo, mas pelo Brasil.

Mesa diretora

Além de ter o deputado Major Vitor Hugo como presidente, a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Parques Tecnológicos conta com os seguintes integrantes em sua mesa diretora:

  • 1º vice-presidente – senador Vanderlan Cardoso (PP-GO);
  • 2º vice-presidente – deputada Luisa Canziani (PTB-PR);
  • 1º secretário – deputado Guilherme Derrite (PP-SP);
  • 2º secretário – deputado Glaustin Fokus (PSC-GO).

A secretaria-executiva da Frente será exercida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), que foi representada na cerimônia pelo seu vice-presidente, Francisco Saboya.

Participantes

A instalação da Frente Parlamentar foi prestigiada por representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional, dos governos do Paraná e do Distrito Federal, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Sebrae, da Embrapa, de parques tecnológicos e de universidades e institutos de tecnologia de diversos estados; além de oficiais generais das Forças Armadas e vereadores de municípios goianos.
Entre os deputados presentes, estavam Bibo Nunes (PSL-RS), Diego Garcia (PODE-PR) e José Rocha (PL-BA). O prefeito de Jataí (GO), Vinícius Luz, também compareceu, assim como o gerente dos Parques Tecnológicos de Goiás, Raulison Resende.

Com informações da Assessoria de Comunicação

You may also like