Portal Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal Anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Governo de Goiás lança movimento para exaltar o amor de ser goiano

de Portal Anápolis
em Sem categoria
A A
WhatsappFacebookTwitter

No evento, secretária da Comunicação Valéria Torres apresentou seu sucessor, Marcos Silva. Transição ocorre em sintonia e com acompanhamento do governador Ronaldo Caiado

Por Redação

Nada resume tão bem o movimento lançado na noite desta sexta-feira (20/12) quanto seu próprio nome: “Meu Amor por Goiás”. É com espírito de enaltecer o orgulho que o goiano tem da sua terra, e de tudo de bom que há nela, que o Governo de Goiás deu o pontapé inicial em um movimento para dar forma, cores e letras a esse sentimento. Trata-se de uma série de artes assinadas, em sua maioria, por Alexandre Camaleão, e que passam a ser de domínio público. A partir delas, as pessoas podem produdizir o que quiserem: camisetas, adesivos, artigos de decoração, presentes para entes queridos. Mas este é só o começo.

Em noite de encontro com imprensa e formadores de opinião, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), o governador Ronaldo Caiado e a secretária de Comunicação, Valéria Torres, apresentaram detalhes da iniciativa. Não é uma ação de governo, mas um “empurrãozinho” para que as pessoas se apropriem da ideia e a conduzam, transformando da forma como quiserem. “É para despertar o gesto da goianidade, porque hora alguma ele pode ser diminuído. Esse sentimento é fundamental para a sobrevivência do Estado”, definiu Caiado.

https://www.facebook.com/portalanapolias/videos/730030917490145/?t=1

Idealizadora, a titular da Secom explicou que a proposta surgiu a partir da própria experiência que teve com os goianos quando mudou-se para cá. Segundo a pernambucana, o acolhimento, os hábitos e o orgulho que as pessoas têm do Estado comovem. Disse ainda que Caiado foi um grande inspirador, por trabalhar com tanta paixão, honestidade e zelo, sempre com foco no bem-estar de cada goiano. “É acreditando na importância social desse sentimento, de amar a sua terra, que a gente lançou essa campanha”, disse.

Valéria citou um diálogo da República de Platão – “Se houvesse o amor, as leis não seriam necessárias” – para expressar seu desejo de que o movimento seja abraçado pela população, e que cresça. “A ideia é que as pessoas passem a vestir os símbolos de Goiás. Quando a gente ama, a gente cuida, protege, quer ver prosperar, a gente não deixa as pessoas fazerem mal. Em Goiás esse amor está à flor da pele. E ele deve aflorar em todo mundo”, convocou.

O governador rendeu elogios à secretária por, ao longo de 2019, ter lançado campanhas tão humanas, e que fortalecem o vínculo entre população e Estado. Citou, como exemplo, o Cidadão Herói, uma honraria concedida a pessoas que fazem a diferença na comunidade onde vivem. “Homenageamos, na quinta-feira, centenas destes heróis anônimos em um evento na Praça Cívica”, lembrou. Para o governador, o ápice da homenagem foi perceber que, diante de todas aquelas pessoas, estava o monumento das Três Raças. É como se todos estivessem ali, juntos, reerguendo o Estado. “Ninguém governa sozinho”, observou.

Coroando a noite tão cheia de goianidade, um quarteto de cordas da Orquestra Filarmônica de Goiás interpretou canções típicas da terra do pequi, a começar pelo Hino de Goiás. No programa “Goiás em canção”, é como se a música narrasse uma história que começou lá atrás, com antepassados, e tem se fortalecido com o passar dos anos. Completaram o repertório Balada Goiana, músicas da Cavalhada de Santa Cruz de Goiás, Araguaia, Eu Juro, e Noites Goianas.

Fauna, flora, costumes e mais

As artes do movimento “Meu Amor por Goiás” foram desenvolvidas em sua grande maioria pela AMP Propaganda. Trata-se de uma série de ilustrações, de tamanhos e formas variadas, que retratam muito bem o que é ser goiano. E tudo tem um significado. O verde, azul e amarelo são as cores predominantes e remetem à bandeira do Estado. Na imagem criada como sugestão para etiqueta, uma gíria: “Coisado em Goiás”.

E por falar em coisas ditas somente em Goiás, as expressões carregadas no sotaque ganharam espaço em várias outras situações como, por exemplo: “Corgo, corguim e corgão”, fazendo alusão à forma como o goiano fala “córrego”; “Arvre, arvrinha e arvrona”; “Como diz o oto”; “Jantinha ou espetin?” e “Goiano do pé rachado”.

Há também uma homenagem à fauna e à flora de Goiás. Nesses casos, é possível perceber a presença marcante de peixe, lobo-guará, onça-pintada, ipê, pequi e pamonha. E, como não poderiam faltar, os pontos turísticos que atraem gente de outros estados e até países. Algumas ilustrações mostram contornos que remetem às janelas dos casarões coloniais, tão comuns em cidades históricas como Pirenópolis e a antiga Vila Boa, bem como as cachoeiras e belezas naturais do Cerrado.

Todo o conteúdo produzido para o lançamento do “Meu Amor por Goiás” pode ser baixado gratuitamente acessando o site da Secom: http://www.comunicacao.go.gov.br/amor-por-goi%C3%A1s.html . Em breve também estará disponível uma plataforma on-line colaborativa. A partir dela, as pessoas poderão não só ter acesso às ilustrações, como criar as suas e compartilhar para que outras pessoas utilizem. A agência Box Propaganda já deu sua contribuição, com a série “Goiás é Goiás”.

Além de despertar o sentimento de valorização do amor ao Estado, o movimento lançado pelo Governo de Goiás abre espaço para o empreendedorismo. Isso porque é possível desenvolver uma série de produtos a partir das ilustrações tipicamente goianas, tornando-se um negócio rentável e girando a economia na região onde a ideia for colocada em prática. É também, portanto, um convite à inovação. “Não é uma campanha de governo, mas uma ação de Estado. A ideia é que o #MeuAmorPorGoiás seja um movimento abraçado por todos. Esperamos que as pessoas se apaixonem por essas artes e vistam suas camisetas, e que os turistas que vêm a Goiás possam sair daqui levando lembranças especiais, bonitas, sofisticadas”, comenta Valéria Torres.

CORRELATA
Transição da Secom

Em meio ao lançamento da ação “Meu Amor por Goiás”, a secretária de Comunicação Valéria Torres fez um breve balanço de sua passagem pelo governo, cujo ciclo se encerra neste fim de ano. Ao governador, ela endereçou palavras de gratidão e admiração. “Nunca conheci um homem público que, no exercício do poder, tivesse tanta envergadura moral, tanta coragem e seriedade”, relatou. “Esse é um governo transparente, responsável e efetivamente comprometido em colocar o Estado a serviço do cidadão.”

Na sequência, Valéria chamou ao palco o seu sucessor, Marcos Silva, que assumirá a pasta a partir de janeiro. A secretária informou que já há alguns dias ambos vêm dialogando, e que a transição de cargo está ocorrendo com a maior tranquilidade possível. Em resposta, o futuro titular da Secom garantiu que dará continuidade ao que vinha sendo conduzido por Valéria. “Vamos desenvolver um trabalho de excelência”, adiantou.

Marcos agradeceu a Caiado o convite de liderar a Secom, e o classificou como desafio. Na oportunidade, fez um compromisso: “Vamos levar, não só para o Estado de Goiás, mas para todo o País e para o mundo, as coisas boas desta terra. Todas as notícias boas, as ações positivas do governo.”

Nas palavras do governador, Valéria e Marcos estão “navegando na mesma velocidade”, e concluindo uma boa transição. “Quero dizer a você, Valéria, que todos nós goianos nos sentimos extremamente honrados de ter você aqui esse tempo todo. E sei que um pedaço grande do seu coração está aqui e vai continuar por muitos anos em Goiás”, disse à auxiliar que está de saída. “E, ao Marcos, desejo toda a garra e determinação”, concluiu.

Além de jornalistas, digital influencers, publicitários, representantes de segmentos empresariais e do trade turístico, participaram do evento os secretários de Estado Adriano Baldy (Cultura), Antônio Carlos de Souza Lima Neto (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); além de Euclides Barbo (Juceg), Pedro Henrique Sales (Goinfra); José Roberto Borges da Rocha Leão (ABC); Fabrício Amaral (Goiás Turismo); Vanuza Valadares (Ceasa); e Gilvan Cândido da Silva (GoiásPrev). A Superintendente do Centro Cultural Oscar Niemeyer, Mara Públio Veiga Jardim, não apenas esteve presente como organizou todo o evento, juntamente com a Secom.

Fotos: Vinícius Schmidt

Com informações da Secretaria de Comunicação

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

“Temos tudo para finalizar, até final de abril, a vacinação de 100% das pessoas acima de 60 anos, no Estado”, afirma Caiado
Sem categoria

“Temos tudo para finalizar, até final de abril, a vacinação de 100% das pessoas acima de 60 anos, no Estado”, afirma Caiado

Vereadora Andreia Rezende propõe projeto que prevê divulgação sobre os medicamentos fornecidos em Anápolis
Sem categoria

Vereadora Andreia Rezende propõe projeto que prevê divulgação sobre os medicamentos fornecidos em Anápolis

Bolsonaro entrega à Câmara PL que permite privatização dos Correios
Sem categoria

Bolsonaro entrega à Câmara PL que permite privatização dos Correios

Sem categoria

Idosos com idade igual ou superior a 80 anos já podem se cadastrar no Zap da Vacina

Sem categoria

“Começo do fim desses dias tenebrosos”, diz Lincoln Tejota sobre o primeiro dia de vacinação contra Covid-19 em Goiás

Sem categoria

Unidades do Leblon é reaberta para atendimento à população

Próximo Artigo

Enem: Videoprova em Libras está disponível na internet

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Anápolis apresenta potencial turístico em evento dedicado ao setor

Anápolis apresenta potencial turístico em evento dedicado ao setor

Ponto eletrônico será implantado na Câmara Municipal para todos os servidores

Negociação Fiscal só até segunda-feira

Estado de Goiás em breve zera a fila de UTI para Covid, diz secretário

Estado de Goiás em breve zera a fila de UTI para Covid, diz secretário

Bolsonaro destaca abertura do mercado indiano para o frango brasileiro

Presidente do PL declara: Bolsonaro fez do partido o maior do Brasil

Presidente do PL declara: Bolsonaro fez do partido o maior do Brasil

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil

© 2023