Ipasgo promove videochamadas entre usuários hospitalizados e familiares

Por Redação

Com uso de tablets, plano de assistência aproxima paciente das pessoas que ama e ajuda a reduzir impacto do isolamento durante internação em UTI’s. “Procuramos manter o vínculo afetivo mesmo de forma virtual para que a pessoa em tratamento se sinta acolhida e a família fique protegida”, ressalta Hélio José Lopes, presidente do instituto

A tecnologia tem sido grande aliada no combate à pandemia do coronavírus, principalmente quando aproxima pacientes hospitalizados e seus familiares. É o caso do Fábio Geraldo Silva, usuário do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo), que esteve internado durante 14 dias, sendo nove na UTI do Hospital Garavelo, unidade hospitalar que integra a rede exclusiva do plano de assistência para atendimentos de Covid-19. “Tudo melhorou depois que fiz uma videochamada com a minha família. Isso me deu força para vencer a doença”, conta.

Gláucia Silva, esposa do Fábio, também aprova. “Tive a oportunidade de ver como ele estava sendo bem tratado e se recuperando. Foi muito importante para nós”, afirma a mulher que recebia o boletim médico do marido por meio do vídeo.

Em um momento tão delicado, estreitar laços de forma segura tem sido mais simples do que parece. Basta ter em mãos um tablet com acesso a internet e ao aplicativo de mensagens. “Poder vê-lo e ouvir a sua voz não teve preço, nos deu ânimo para enfrentar a batalha. Sou muito grata ao Ipasgo e ao Hospital Garavelo por todo cuidado que tiveram com o meu marido”, agradece Gláucia.

O presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, faz questão de reforçar a importância de ações como essa para ajudar os pacientes a manter a saúde mental durante a internação. “Procuramos manter o vínculo afetivo mesmo de forma virtual para que se sintam acolhidos e a família protegida. Assim, evitamos qualquer risco de contágio ao novo coronavírus”, observa.

Após duas semanas internado, Fábio reforça o conselho às pessoas para que tomem todas as medidas de prevenção contra o vírus. “Tenham cuidado, mantenham a distância e o isolamento social. É muito perigoso, por isso deixo esse alerta para que todos tenham cuidado.”

Em junho, o Ipasgo ampliou o número de leitos de UTIs exclusivos para o tratamento de Covid-19 como medida emergencial para desafogar a rede privada. Desde o dia 23 de junho, há 80 leitos dedicados no Hospital Garavelo, sendo 32 de UTI’s e 48 apartamentos/enfermarias.

Com informações do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo)

You may also like