Milhares de anapolinos se unem no combate ao Aedes aegypti na Vila Jaiara

Ações realizadas para combater os focos na cidade ajudaram a reduzir o número de casos em Anápolis

Da Redação

Na manhã desta quarta-feira (22), mais de mil pessoas participaram da caminhada de combate ao mosquito; essa ação faz parte da campanha “Todos em ação contra o mosquito – dengue, chikungunya e zika vírus”, realizada pela prefeitura de Anápolis por meio da secretaria de Saúde, o objetivo da campanha é mostrar aos moradores e comerciantes da Avenida Fernando Costa, principal avenida da região, a importância da prevenção contra essas doenças.

A campanha contou com o apoio do Corpo de Bombeiros de Anápolis, através do comandante tenente-coronel Ricardo Silveira Duarte, que em entrevista a imprensa local disse que a situação ainda é de alerta, devido ao aumento da incidência do mosquito e das doenças caudadas por ele. “Estamos unidos nessa batalha e tenho certeza que vamos vencer. Só que precisamos da participação de toda população Anapolina”, disse o comandante.

O Tiro-de-Guerra de Anápolis TG/11/001, também participa da campanha visitando os bairros, levando orientação de como evitar a proliferação do mosquito em Anápolis.

Anúncio

Trabalho contínuo

Com o crescimento dos casos de dengue em todo o País, a Prefeitura chamou a população e entidades parcerias e promoveu uma grande operação com mobilizações, mutirões e o trabalho diário dos agentes de endemias e comunitários de saúde. A estratégia deu certo; De 493 casos confirmados em janeiro, o maior índice desse ano, foi para 20 nas duas primeiras semanas de maio.

As notificações também caíram. O maior número foi alcançado em abril com 2.496. Na primeira quinzena desse mês foram 461 casos notificados. Se analisarmos os primeiros cinco meses de 2016, quando houve o ciclo endêmico da doença, também houve uma redução drástica. De 9.772 casos confirmados em 2016, foi para 1.208 neste ano.

Fonte: Dircom
Foto: Gislaine Matos

You may also like