Doses serão distribuídas de forma igualitária aos estados e ao Distrito Federal
Foto: Fernando Brito/MS
O Ministério da Saúde recebeu nesta sexta-feira (9) mais um lote de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). São 4 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz que serão disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e distribuídas aos estados e Distrito Federal nos próximos dias.
Para facilitar a distribuição, 212 mil doses da remessa ficarão no Rio de Janeiro, onde está localizado o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), que produz as vacinas. As outras seguem para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), antes de serem distribuídas de forma proporcional aos estados e ao Distrito Federal.
Mais vacinas
A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil também recebeu nesta semana o reforço de 600 mil doses da Pfizer/BionTech e 937 mil vacinas da Coronavac/ Butantan. Ao todo foram 5,5 milhões de doses entregues ao Ministério da Saúde.
Nova fase da campanha de vacinação
O fim da crise pandêmica é o objetivo principal do Ministério da Saúde. Nesta semana, a Pasta lançou mais uma etapa da campanha de vacinação. O ministro Marcelo Queiroga e a família Zé Gotinha participaram de um evento para reforçar a importância dos brasileiros irem aos postos de saúde para tomar a segunda dose das vacinas.
Até o momento, cerca de 18,3% do público-alvo brasileiro já completou o esquema vacinal, ou seja, tomou duas doses ou a vacina de dose única. No Brasil, o público vacinável é composto por pessoas maiores de 18 anos, o que corresponde a 160 milhões de pessoas. Dessas, mais da metade, cerca de 82 milhões, já tomaram ao menos uma dose dos imunizantes.
Com informações do Ministério da Saúde