Os pré-candidatos têm sido divulgados aos poucos, todavia, nove parlamentares da Câmara Municipal de Anápolis estão sendo apresentados para disputar as vagas da Câmara Federal e Assembleia Legislativa.
Por Isabella Cunha
Iniciou nesta quarta-feira (20), a liberação para que os partidos políticos realizem convenções para definição dos candidatos da próxima eleição que irá eleger presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais. A campanha está marcada para começar a partir de 16 de agosto e as eleições serão realizadas no dia 2 de outubro.
Neste ano, Anápolis, até o momento, terá recorde de nomes para candidatura às vagas na Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Conforme analisado, se todos os pré-candidatos forem homologados nas convenções, serão no candidatos já vereadores de Anápolis. Essa quantidade já representa 150% a mais de postulantes vindo da Câmara, comparado com 2018. Em 2014, cinco vereadores foram eleitos para a Assembleia Legislativa e um para a Câmara Federal.
Em Anápolis, até o momento os vereadores apresentados como pré-candidatos a deputado federal são Leandro Ribeiro (PP) e João da Luz (PSC). Leandro, que é presidente da Câmara, é considerado pelo partido o mais adequado para conquistar uma das 17 cadeiras disputadas, e João da Luz, que foi eleito pelo DEM, mudou após a fusão do PSL, surgindo o União Brasil.
Como pré-candidatos a deputado estadual, Anápolis tem sete representantes. Hélio Araújo (PL) desde logo tem afirmado que irá disputar uma das 42 cadeiras para a Assembleia Legislativa, que tinha como apoio a deputada federal Magda Mofatto, mas agora tem como pré-candidato a governador o deputado Major Vitor Hugo.
Outro vereador anapolino que disputará é Jean Carlos (União Brasil), anteriormente eleito pelo DEM e mesmo após a junção do PTB e DEM . Em 2018, ao se candidatar filiado ao PTB, recebeu 5.960 votos, sendo o 10º da coligação com o PSD. O parlamentar Luzimar Silva (PMN) anunciou a sua pré-candidatura, tem o apoio do Professor Alcides (PL) e tem visitado cidades próximas, a fim de encontrar outros apoiadores.
O Policial Federal Suender (PRTB) também pré-candidato, escolhido para disputar a cadeira pelo extinto PSL, se filiando a outro partido, com a finalidade de conquistar uma vaga. O vereador Reamilton Espíndola (Republicanos) não tem o apoio para a pré-candidatura, mas tem se apresentado com sua causa de inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista.
A vereadora Thaís Souza (PP) é um dos principais nomes, principalmente pela causa em defesa dos animais. Outro ponto é a ligação com o pré-candidato Major Vitor Hugo e os apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda dentro do ativismo animal, outra pré-candidata é Seliane da SOS (MDB), que mesmo não divulgando oficialmente, tem sido nomeada em debates pré-eleitorais.
Na última eleição, em 2018, Anápolis elegeu dois candidatos vindos da Câmara dos vereadores. Os deputados estaduais Antônio Gomide (PT) e Amilton Filho (MDB). Gomide e Amilton disputarão a reeleição.