Pesquisa aponta: recrutadores desistem de candidatos que não sabem se comunicar

Ao mesmo tempo, estudo mostra que a capacidade de se comunicar é um dos fatores que mais chama a atenção em quem almeja uma vaga de emprego

Da Redação

A importância da comunicação enquanto processo em qualquer ambiente é indiscutível. Mais incontestável ainda é o valor da comunicação enquanto habilidade interpessoal, principalmente no que tange ao mundo corporativo, cada vez mais competitivo e dinâmico. Um estudo realizado em 2018 por uma renomada empresa brasileira de recrutamento revelou as principais perspectivas de contratação para o mercado de trabalho nacional. Os recrutadores que responderam à sondagem afirmaram que um dos principais motivos que os fazem desistir de um candidato no momento da entrevista de emprego é justamente a falta de habilidade na hora de se comunicar (18%). Eles também disseram que a capacidade de comunicação (terceiro lugar no ranking, com 19%) é um dos fatores que mais chama a atenção em um candidato.

O impacto da nossa comunicação está diretamente ligado aos resultados que alcançamos, como aponta também um estudo do Dr. Albert Mehrabian, professor da Universidade da Califórnia. Segundo o estudioso, as palavras que usamos impactam apenas 7% na nossa comunicação. Já a voz e a segurança somadas às formas não verbais (aparência, postura, gestos, movimentação, contato visual e expressões visuais) correspondem a 38% e 55%, respectivamente. 

Não à toa, Peter Drucker, considerado por muitos como um dos pais da Administração moderna, afirmou que “60% de todos os problemas nas empresas resultam de falhas na comunicação.”  

Capacitação

Os números revelam a importância de investir no desenvolvimento da habilidade de comunicação. É pensando neste ponto de melhoria que a Comunicação Positiva, empresa de Desenvolvimento Humano e Organizacional, traz a Anápolis o Workshop Oratória Inspiradora e Apresentações de Sucesso.

Ministrado pela jornalista e repórter de TV Liliane Bueno, o curso acontecerá no dia 9 de novembro, das 8h às 18h, na EAD IESB, localizado no Brasil Park Shopping. Os participantes poderão desenvolver, mediante teoria e muita prática, a habilidade de falar em público e organizar apresentações que gerem resultados. O público vai aprender mais sobre: 

– Como funciona o processo de comunicação

– Por que me comunicar melhor?

– Como a boa comunicação começa pelo gerenciamento das emoções (vencendo o medo de falar em público)

– Quais os passos para a preparação do apresentador?

– Etapas para a construção de uma apresentação de sucesso

– Técnicas corporais

– Como ser assertivo em momentos decisivos

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/oratoria-inspiradora-e-apresentacoes-de-sucesso__638454). Mais informações pelo WhatsApp (62) 9850-4130

Facilitadora

Liliane Bueno é jornalista, repórter de TV e especialista em Comunicação Empresarial e Gestão do Conteúdo Transmídia. Possui formação em Docência do Ensino Superior. É coautora do livro “Liderança com Base nas Soft Skills””.

You may also like