Embora não haja qualquer caso confirmado da doença, a Secretaria Municipal de Saúde foi mobilizada para oferecer toda a assistência necessária
Por Portal Anápolis
Sob a coordenação do Prefeito Roberto Naves e do secretário Municipal de Saúde, médico Lucas Leite, o Governo Municipal adotou todos os protocolos de ação para atendimento a eventuais casos de coronavírus. Tendo por base a preocupação com o avanço do Covid-19 pelo mundo e da responsabilidade dos poderes públicos (municipais, estaduais e Federal) para ajudar no controle da doença, a Prefeitura definiu uma série de medidas a serem adotadas pelo município, algumas já em andamento. As decisões foram tomadas no final de semana.
A principal delas foi a criação de cinco Unidades de Referência em Coronavírus, nas Unidades de Saúde da Vila União, Recanto do Sol, Bairro São José e Bairro de Lourdes – estas, com atendimento das 07 horas às 22 horas, todos os dias. E, na Unidade do Parque Iracema, com atendimento 24 horas. O funcionamento desse novo sistema se efetiva a partir de quarta-feira (18 de março), passa a ser feito, exclusivamente, para casos relacionados ao coronavírus.
Funcionamento
De acordo com o fluxograma, cada unidade de referência terá três equipes: uma fixa e duas volantes, compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. As URC darão suporte para os postos de saúde de toda a cidade. Serão disponibilizados cerca de 100 leitos de enfermaria e 30 leitos de UTI para atendimento exclusivo de casos de coronavírus. Isto, caso haja a necessidade.
Ressalte-se que, embora o alerta sirva para toda a população, foi delimitado um grupo de risco em que se encontram crianças de 0 a 3 anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Esse grupo de risco deve procurar atendimento nas Unidades de Referência em caso de qualquer sintoma de gripe e/ou falta de ar.
Para as pessoas que não estão no chamado “grupo de risco”, em caso de sintomas de gripe, a orientação é de iniciar o atendimento através do ZAP da Prefeitura (acessando pelo celular o link www.anapolis.go.gov.br/portal/zapdaprefeitura/), onde um canal exclusivo – o ZAP do Coronavírus – ficará disponível a partir de quarta-feira (18) para atendimento, ou ainda pelo Disque 156, também, por telefone.
Outros casos
Os médicos alertam que para os casos de falta de ar, a indicação é buscar atendimento presencial, ainda que o paciente não pertença ao grupo de risco. A finalidade do critério é criar formas de evitar que pacientes em geral procurem atendimento presencial nas unidades de saúde do município para que não se exponham ao risco de contrair a doença. Convém ressaltar que arecomendação principal é não sair de casa sem atender aos critérios mínimos para atendimento nas unidades de saúde. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde podem fazer atendimentos domiciliares sempre que verificarem tal necessidade. Já, as unidades de Referência trabalharão, sobretudo, com atendimento agendado. Outra recomendação importante é evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas, além de higienizar corretamente as mãos várias vezes ao dia, evitando-se o contato com olhos, boca e nariz.
Os tratamentos odontológicos oferecidos pela rede pública do município que já foram iniciados serão concluídos, mas, como medida preventiva, novos atendimentos estão suspensos, exceto em casos de urgência e emergência.
Também, foi anunciado que o Centro de Convivência de Idosos (CCI), da Prefeitura de Anápolis, terá suas atividades interrompidas, pois, todas ocorrem em âmbito coletivo e os frequentadores são do grupo de risco, em sua maioria, pessoas com mais de 60 anos.
“Todas as medidas foram tomadas em conjunto com os governos estadual e federal, seguindo protocolos internacionais”. Foi o que disse o prefeito Roberto Naves. Ele, ainda, chamou a atenção da população para que combata as fake news e busqueinformações oficiais junto aos meios de comunicação da Prefeitura.