Secretaria de Saúde chama a atenção da população para prevenir, dar assistência e proteger
Por Redação
Dezembro é marcado pelo combate a Aids, a Prefeitura de Anápolis, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), realizou uma ação de conscientização, nessa quarta-feira (18), das 7h30 às 10h30, no Parque da Jaiara. O objetivo é fazer a população ficar atenta as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas com o vírus HIV.
Anápolis tem uma quantidade importante de pessoas com doenças crônicas, por esse motivo é necessário que aconteçam ações pontuais e sequenciais de prevenção e educação definitiva em saúde para a população. Deste modo, os profissionais do Nasf-AB promoveram varias ações para a promoção da saúde e qualidade de vida tais como atividade física, auriculoterapia, alimentação saudável com orientações nutricionais, atendimentos como aferição de pressão e testes expressos, além de palestras relativas ao assunto.
Nasf-AB
Os Núcleos de Apoio de Saúde da Família foram criados pelo Ministério da Saúde em 2008 e constituem-se como equipes multiprofissionais que agem de maneira integrada com as equipes de atenção básica e Saúde da Família. Neste evento, em especial, a população contou com especialistas como fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, odontólogos, educadores físicos e agentes comunitários de saúde.
Formas de contaminação
O HIV, vírus que causa o contagio da Aids, aparece no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno, a doença é transmitida de diversas maneiras como relação sexual sem preservativo por vias vaginal, anal ou oral; de mãe infectada para o filho na gestação, parto ou amamentação; uso de seringa ou agulha contaminada; transfusão de sangue contaminado ou instrumentos cortantes não esterilizados.
Os primeiros sintomas da doença podem ser confundidos com um mal estar passageiro. Mesmo quando se manifestam com mais intensidade, podem ser interpretados como os sintomas de uma virose. Por isso é importante fazer o teste que permite a verificação da infecção.
Fonte: anapolis.go.gov.br