Foto: Reprodução
Pensando em fortalecer a renda e a independência financeira e a integração social de jovens em conflito com a lei, a Secretaria de Desenvolvimento Social(Seds) e o Centro de Atendimento Socioeducativo de Anápolis (CASE ANÁPOLIS) desenvolvem em parceira com o Grupo Sallo um importante programa de reinserção social com jovens da cidade de Anápolis.
As atividades englogam desde cursos profissionalizantes até a efetiva contratação dos jovens em conflito com a lei em uma unidade do grupo de confecção dentro do Centro Socioeducativo. O projeto, cujo nome é Heliponto, é uma parceria entre o Grupo Sallo, Aparecida de Goiânia e o Governo do estado de Goiás e virou referencia nacional em político pública na área socioeducativa.
A parceria conta com a instalação da fábrica de confecção dentro o Centro de Atendimento Socioeducativo de Anápolis que junto ao Executivo Estadual via Secretaria de Desenvolvimento Social e com a iniciativa privada, deve servir de modelo às outras unidades no Estado.
A estrutura faz parte de um projeto que busca a ressocialização de reeducandos. A iniciativa utiliza o trabalho e a profissionalização de jovens que cumprem medida na unidade socioeducativa para fortalecer os vinculos dos jovens com a sociedade.
Esse modelo de política pública é muito celebrada e vista como moderna por trazer a iniciativa privada para dentro das políticas sociais do Estado integrando e fortalecendo o papel das políticas públicas.