Gabriela Rodart (DC) justificou ação, devido ao desconforto e insegurança que causaria às mulheres
Por Isabella Cunha – Foto: Divulgação
O projeto de lei que proíbe banheiros unissex nos estabelecimentos privados foi protocolado pela vereadora Gabriela Rodart (DC). Na Câmara Municipal de Goiânia, a parlamentar explicou que a proposta não garante a ordem das normas morais, competido ao Estado, já que o convívio social deve ser por meio de respeito e segurança.
Gabriela frisou que a privacidade das mulheres deve ser mantida, a fim de evitar constrangimento e invasão. A parlamentar ainda salientou que a comunidade feminina não deve se sentir insegura em relação ao compartilhamento de banheiros juntamente com o sexo masculino. “Mesmo se esses homens passarem a se vestir como mulheres, ainda assim nenhuma mulher se sente segura nessa situação. É claro que ela estará vulnerável, pois é mais fraca fisicamente, e o risco de estupros ou qualquer tipo de assédio sexual se torna muito maior”, disse.
Outro ponto defendido foi que, além das mulheres adultas, o compartilhamento é prejudicial à crianças. Segundo Gabriela, nenhum pai ou mãe gostaria de ver sua filha menina repentinamente se deparar com um homem urinando no banheiro. “Se os parlamentares dessa Casa não se posicionarem quanto a esse problema, estarão cooperando com esse absurdo. Não podemos ser omissos”, finalizou.