Goiás adere à Rede gov.br para desburocratizar e modernizar serviços públicos

Da Redação

Na próxima terça-feira (3), o governador Ronaldo Caiado assina o termo de adesão de Goiás à Rede Gov.BR, a Rede Nacional de Governo Digital, mais um importante passo em direção à modernização e transformação digital no Estado. Vinculado ao Ministério da Economia, o programa objetiva impulsionar e integrar as iniciativas para um governo 100% digital. O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, responsável pelo projeto, representará o Governo Federal no ato de assinatura. O evento é organizado pela Secretaria da Administração, em parceria com a SEDI, e ocorrerá no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, às 14h30.

O secretário Bruno D’Abadia considera o programa um progresso singular na eliminação de burocracias e de custos desnecessários. Bruno avalia que o compartilhamento de informações entre as administrações e a expansão das soluções tecnológicas são duas ações que contribuem para ampliar o leque e a qualidade dos serviços disponibilizados aos cidadãos.

Na ocasião, o governador assina também a Portaria Intersecretarial (Sead, Sedi e Casa Civil) para a criação do grupo de trabalho para simplificação e inovação de processos e serviços, que conduzirá a aplicabilidade das ferramentas disponíveis na Rede para a modernização da gestão em Goiás.

O que é a Rede gov.Br?
A Rede Nacional de Governo Digital (Rede Gov.Br) é um ambiente de colaboração, intercâmbio, engajamento, articulação e cocriação de propostas inovadoras relacionadas à temática de transformação digital no setor público. Será formada por entes no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como por entidades privadas e do terceiro setor interessadas.

Quais benefícios são esperados com a adesão à rede gov.Br?
• Apoio na simplificação da prestação de serviço público
• Integração de iniciativas comuns
• Maior proximidade entre o Governo e o cidadão
• Economia de tempo e custo
• Sinergia entre as diferentes esferas
• Ambiente propício à inovação

Quais os serviços desta rede?

  1. Transformação de Serviços Públicos
    Transformação dos serviços públicos, orientados pela perspectiva dos cidadãos e empresas, buscando a simplificação e a oferta de serviços por meio de canais digitais.
    _2. Adesão às plataformas digitais
    Plataformas digitais para centralizar serviços ofertados, autenticar de forma unificada os usuários, compartilhar e analisar dados e informações, facilitar a integração entre sistemas.
  2. Programa de Desenvolvimento de Capacidades
    Conjunto de iniciativas para contribuírem na capacitação profissional e no desenvolvimento de profissionais fundamentais à era digital, para que o Estado forneça serviços ao cidadão de forma simplificada, acessível, inteligente e personalizada.
  3. Repositório unificado de soluções
    Diversidade de soluções informatizadas para o atendimento de problemas comuns, onde o reuso e a colaboração favorecerão a economia de gastos e o combate ao paralelismo de investimento de esforços no desenvolvimento de soluções que podem ser reaproveitadas.
  4. Observatório de Transformação Digital
    Visão centralizada das iniciativas relacionadas à transformação Digital, bem como da evolução e melhoria contínua na prestação de serviços públicos por meio digital.
  5. LabGov.Br – Novas Tecnologias
    Espaço para análise e experimentação de novas tecnologias para o aprimoramento da prestação de serviços públicos digitais.

O que significa aderir à rede gov.Br?
• O Estado se compromete a promover a ampliação contínua da oferta de serviços públicos em meio digital, respeitando as diretrizes e regras sobre a oferta dos serviços públicos digitais e sobre a simplificação do atendimento prestado aos usuários dos serviços (decreto federal Nº 8.936, de 19 DE dezembro de 2016, e no decreto federal nº 9.094, de 17 DE julho de 2017).
• O Estado se compromete a utilizar e fomentar o uso das plataformas e soluções compartilhadas disponíveis no âmbito da Rede Gov.Br, unindo esforços para atuar de forma integrada e colaborativa no desenvolvimento e avanço da transformação digital no setor público;
• O Estado se compromete a fomentar e apoiar as iniciativas no âmbito da Rede Gov.Br para promoção de ações de modernização e digitalização de serviços públicos;
• O Estado se compromete a compartilhar e integrar dados e informações para contribuir na construção de uma visão integrada e sistêmica sobre a realização das políticas públicas e prestação de serviços públicos;
• O Estado se compromete a realizar e promover ações de valorização e qualificação dos servidores atuantes com a temática de transformação digital;
• O Estado se compromete a participar, ativamente, das atividades e ações propostas pela Rede Gov.Br;
• O Estado se compromete a cooperar no compartilhamento de experiências, boas práticas, novos serviços e soluções, contribuindo para a gestão do conhecimento, aprimoramento e aprendizado contínuo na Rede Gov.Br.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Foto: Hegon Correa

You may also like