Quatro unidades de saúde já funcionam em horário estendido das 7h às 22h

Da Redação

Iniciou nesta segunda-feira (27), o funcionamento em horário estendido na unidade de saúde do Bairro Lourdes. Agora Anápolis pode contar com quatro postos de saúde com horário de funcionamento das 7h às 22h, se antecipando ao Governo Federal que decretou o programa Saúde na Hora para incorporar esse novo formato no último dia 15. “Desde novembro do ano passado, as unidades Abadia Lopes e Iracema já funcionam nesse novo modelo. Percebemos a necessidade de ampliar o acesso da comunidade à saúde, com horários diferenciados”, explica o prefeito Roberto Naves.

No Bairro de Lourdes o posto de saúde atenderá os moradores da região, bem como a do Recanto do Sol, que estendeu seu horário de atendimento na última semana. Elas estão funcionando de segunda à sexta-feira, das 7h às 22h. Porém os postos do Parque Iracema e Abadia Lopes atende neste horário estendido, porém será de domingo à domingo, incluindo feriados.

Contando assim com quatro unidades em horário estendido, Anápolis vai aumentar sua assistência básica em saúde. Outra Boa notícia é que a triagem médica e o transporte exclusivo de pacientes que foram incorporados na UPA da Vila Esperança, em abril, foram também ampliados para pacientes nestas localidades que buscarem o local. Vale lembrar que essa é uma alternativa para reduzir o tempo de espera para pacientes de casos menos graves – com classificação azul e verde.

Edilene Santos, mora há 26 anos no bairro de Lourdes e relatou que adorou a notícia. “Agora ficou bem melhor. Poderemos vir ao posto depois do trabalho, na hora do almoço. Vai facilitar demais a nossa vida”, alegrou-se a auxiliar de serviços gerais. Jéssica Moreira deu total apoio a iniciativa. “Tenho criança e os horários da creche e da escola nem sempre dão certo. É um alívio”, falou a cabeleireira que estava com o filho Gabriel, 4 anos, aguardando a sua consulta.

Essa ação integra o processo de reestruturação na saúde que tem como objetivos otimizar, humanizar e aumentar a disponibilidade de serviços aos cidadãos. Dentro de um curto período de tempo outras unidades serão incluídas nesse novo padrão de funcionamento através do sistema de distritalização da rede municipal que está sendo implementado na cidade.

Foto: Ascom

You may also like