A cidade de Jataí comemora a reabertura da Jataí Agroindústria de Biocombustíveis Ltda., um projeto que estava parado há quase uma década, devido a obstáculos burocráticos e falta de apoio político para obter as certificações necessárias para o funcionamento.
A retomada das operações foi viabilizada após a intervenção do candidato a prefeito Geneilton Assis, em parceria com o senador Wilder Morais, presidente estadual do PL. Juntos, eles lideraram negociações em Brasília, destravando as certificações necessárias para o início das atividades da indústria, no dia 27 de setembro de 2024.
A reativação da agroindústria já está gerando 500 empregos diretos e indiretos, com previsão de movimentar R$ 28 milhões mensais. A planta tem capacidade de processar 500 toneladas de milho por dia, produzindo etanol, ração animal e óleo de milho, o que fortalece o setor agrícola local e amplia a arrecadação de impostos, que será revertida em benefícios para a população.
“Esse é um exemplo claro de como a parceria entre o setor público e privado pode transformar uma cidade e impulsionar o desenvolvimento sustentável”, destacou Geneilton Assis. O senador Wilder Morais complementa: “Jataí é um importante polo econômico de Goiás, e a reabertura dessa indústria vai trazer grandes benefícios para a região. O trabalho em equipe entre empresários e políticos comprometidos com o progresso de Jataí é o que garante a criação de novas oportunidades de emprego e o fortalecimento econômico da cidade.
Além de impulsionar a economia de Jataí, a planta industrial foi projetada para operar sob critérios ambientalmente corretos, visando o menor impacto ambiental possível. Toda a matéria-prima é aproveitada, e o processo não gera nenhum resíduo ou efluente. A produção é altamente eficiente, transformando 100% do milho em etanol, ração animal, óleo de milho e xarope de vinhaça, que também é utilizado na indústria de ração animal.
Com o apoio político e estratégico de Geneilton e Wilder, Jataí se posiciona como um novo polo de biocombustíveis em Goiás, comprovando que investimentos focados na sustentabilidade e no agronegócio são fundamentais para o crescimento local.