Transporte: Definida a data de leilão da Ferrovia Norte Sul

Trecho é de mais de 1.500 quilômetros e vai de São Paulo ao Tocantins

Da Redação

O leilão da Ferrovia Norte Sul vai ser promovido pelo Ministério da Infraestrutura e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, entre os municípios de Estrela d’Oeste (São Paulo) e Porto Nacional (Tocantins). O valor mínimo de outorga é de R$ 1,353 bilhão, com investimentos previstos de R$ 2,8 bilhões e prazo de concessão de 30 anos, sendo vedada a sua prorrogação.

Este leilão é parte dos planos do Governo Federal de realizar 23 concessões, incluindo terminais portuários, aeroportos e ferrovias, dentro dos primeiros 100 dias da gestão do Presidente da República, Jair Bolsonaro. Na semana passada foram leiloados os primeiros 12 aeroportos. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destaca, ainda, que o Governo pretende ampliar a participação ferroviária no transporte de cargas no Brasil nos próximos anos.

No caso da Ferrovia Norte Sul, o vencedor do leilão será aquele que ofertar o maior lance. O contrato consiste na exploração da infraestrutura e na prestação do serviço público de transporte ferroviário, além de garantir a manutenção e conservação da infraestrutura durante todo o período da concessão. O Município de Anápolis será contemplado diretamente com o funcionamento da Ferrovia e todo o trecho já está pronto.

You may also like