Bolsonaro comemora leilão da Ferrovia Norte-Sul

“É a jornada ferroviária sendo retomada no Brasil!”, diz

Da Redação

O presidente da República, Jair Bolsonaro, comemorou nesta quinta-feira (28) em suas redes sociais a realização do leilão de concessão de trecho da Ferrovia Norte-Sul. “Levaremos desenvolvimento a vários estados do país”, afirmou. “É a jornada ferroviária sendo retomada no Brasil!”

O trecho leiloado de 1.537km de Porto nacional (TO) à Estrela D’Oeste (SP) com tem 1.537 km foi arrematado pelo consórcio Rumo S.A pelo valor de R$ 2,7 bilhões, o que representa um ágio de 100,29% sobre o lance mínimo. O contrato de concessão será de 30 anos, não prorrogável. 

A concessionária será responsável pela exploração da infraestrutura e pela prestação do serviço público de transporte ferroviário, além de garantir a manutenção e conservação durante todo o período da concessão.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas disse que o resultado é mais uma demonstração de confiança no Brasil. “Com a concessão desse segmento, vamos poder escoar a produção, tanto pelo Porto de Itaqui (Maranhão) como pelo Porto de Santos (São Paulo), o que vai ser transformador para o país”, afirmou.

Segundo ele, o resultado do leilão trará resultados positivos para o transporte ferroviário brasileiro. “As projeções mostram que vamos duplicar a matriz ferroviária em cerca de 20 anos. E isso vai acontecer com os investimentos que serão feitos a partir de agora”.

Fonte: Planalto

You may also like