Urbanismo: Flamboyant ganha novo espaço para lazer

Local será arborizado, terá nova iluminação, pista de caminhada, vários tipos de brinquedos, inclusive para deficientes, bicicletário, e academia ao ar livre

Por muitos anos, um morador do Residencial Flamboyant, o “Seu Francisco”, chamado de ‘Português’ pelos vizinhos – devido à sua nacionalidade -, cuidou de uma grande área pública da região, localizada na Avenida Hélio Ferreira da Cunha. O homem limpava o terreno, plantava árvores e, na época da estiagem, regava as plantas. Agora, três anos depois de sua morte, como forma de homenageá-lo, o Prefeito Roberto Naves tomou a iniciativa de revitalizar o espaço que, a partir de então, vai se chamar “Praça do Português”.

A ordem de serviço que dá início às obras foi assinada na quarta-feira, 22, e os trabalhos já foram iniciados. A área, equivalente a 3.500 metros quadrados, será totalmente arborizada, receberá lâmpadas de LED, terá pista de caminhada, playground com vários equipamentos de esporte, entretenimento e lazer, se transformando em mais uma opção de lazer e bem-estar para os moradores. E, o mais importante: com segurança. “A determinação do prefeito Roberto Naves é levar urbanização aos bairros mais distantes e melhorar a qualidade de vida do povo. Esse é o nosso objetivo”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Jakson Charles.

Satisfação

Morador no bairro há 10 anos, Fábio Jofre era amigo do “Seu Francisco”. Ele narra que, por muitas vezes, viu o vizinho capinando o mato da praça das durante grande parte do dia e, quando anoitecia, convidava as pessoas para ajudá-lo. “Muitas das vezes eu vinha para cá e trazia água no carrinho de mão para regar as mudas. Mas, tudo foi graças ao Português. Por isso é uma justa homenagem”, contou. Sua expectativa, agora, é de que a região seja valorizada. “Além do lazer, vai ser ótimo para quem tem lotes por aqui. Acredito que vai até incentivar o comércio e a construção de novas residências”, considerou o morador.

As árvores que o seu Francisco cultivou serão mantidas, mas, para deixar o local ainda mais bonito, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai plantar mudas nativas do Cerrado, como forma de valorização do bioma. “A partir do momento que nós fazemos a urbanização dessas praças, diminui a criminalidade, além de trazer qualidade de vida para o pessoal da região”, pontuou o diretor de Gestão Ambiental da Prefeitura, Fabrício Lopes.

A obra é da Prefeitura de Anápolis, mas se trata de uma compensação ambiental da empresa MRV Engenharia. Portanto, os recursos utilizados em sua execução, correspondentes a R$ 167 mil, são de responsabilidade da empreiteira. O Executivo vai fazer a terraplanagem e o plantio de árvores, enquanto a empresa vai executar os outros serviços. A previsão é de que seja concluída em dois meses.

Praça do Português

Endereço: Avenida Hélio Ferreira da Cunha, esquina com a Rua F-2, Residencial Flamboyant.

Confira o projeto:

Foto: Renato Lopes – Dircom

You may also like