Foto: Divulgação/Senado
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) se manifestou nesta quinta-feira (20.jul.2023) em repúdio à fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre escravidão. Durante uma visita a Cabo Verde na quarta-feira (19.jul), o petista agradeceu à África pelo que foi produzido durante o período escravocrata e mencionou que o Brasil deve retribuir através da formação educacional de cidadãos africanos.
Em seu perfil no Instagram, Damares expressou sua indignação com a declaração de Lula, classificando-a como um “absurdo”. Como ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a senadora ressaltou que não poderia ficar calada diante do acontecido.
Em um vídeo, Damares enfatizou a importância de repudiar a fala de Lula e destacou que a declaração causou “dores profundas”, especialmente para aqueles que são descendentes de escravizados, como ela. Para a senadora, a afirmação do presidente foi considerada “indevida e inoportuna” por não levar em conta o sofrimento e a violência vivenciados por milhões de brasileiros ao longo da história.
Com informações do Poder 360