Em entrevista à Voz FM, vereador afirma que atualização das leis urbanísticas pode impulsionar desenvolvimento da cidade e destaca apoio da gestão do prefeito Márcio Corrêa ao processo.
Por Richelson Xavier
O vereador Wederson Lopes (União Brasil) afirmou que Anápolis vive um momento decisivo para o planejamento urbano e o desenvolvimento da cidade. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Jornal da Voz, da rádio 107,7 FM, nesta quarta-feira (25), após a apresentação do cronograma de revisão do Plano Diretor conduzida pela empresa Urbitec, consultoria especializada em legislação urbanística contratada pela Prefeitura de Anápolis.
Segundo o parlamentar, que preside a Comissão do Plano Diretor na Câmara Municipal, a atualização das normas urbanísticas representa um marco para o futuro do município. “Acabamos de participar de uma apresentação da empresa Urbitec, uma empresa de Curitiba especializada em plano diretor e legislações urbanísticas, que foi contratada pela Prefeitura de Anápolis para atualizar o Plano Diretor, o Código de Edificações, o Plano de Mobilidade, a Lei de Parcelamento do Solo e o Código de Posturas”, afirmou.
Para Wederson, o processo de revisão pode representar uma mudança histórica na forma como a cidade planeja seu crescimento. “Foi uma apresentação fantástica, com cronograma apresentado, e eu creio que estamos vivendo um momento único da cidade, um verdadeiro divisor de águas, onde Anápolis pode dar um grande salto de desenvolvimento, de crescimento e de sustentabilidade”, declarou.
O vereador também ressaltou que a nova etapa conduzida pelo Executivo busca garantir base técnica para as decisões urbanísticas que serão tomadas nos próximos anos. “Essa etapa é uma nova fase dentro do Executivo, onde foi contratada uma empresa especializada para assessorar não apenas a atualização do Plano Diretor, mas também leis que estão há mais de vinte anos sem atualização em Anápolis”, explicou.
Entre as normas que serão revisadas estão o Código de Edificações, a Lei de Parcelamento do Solo, o Código de Posturas e o Plano de Mobilidade Urbana. De acordo com Wederson, a atualização dessas legislações permitirá que o município responda de forma mais eficiente aos desafios urbanos atuais. “É uma etapa importante, porque vamos ter uma visão técnica para construir um Plano Diretor que atenda às demandas da cidade de Anápolis”, afirmou.
O processo de revisão ganhou novo impulso nesta semana, quando a Câmara Municipal entregou oficialmente ao Executivo um documento com contribuições elaboradas pelos vereadores após sete meses de debates conduzidos por uma comissão especial. O material foi recebido pelo secretário municipal de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, Thiago de Sá Lima, e por representantes da Urbitec durante reunião realizada no auditório do Centro Administrativo.
A presidente da Câmara, vereadora Andreia Rezende (Avante), destacou que a antecipação do debate demonstra o compromisso do Legislativo com o planejamento urbano e o desenvolvimento sustentável do município. Segundo ela, a atualização das normas urbanísticas representa um dos maiores desafios da atual legislatura. “Isso mostra o quanto a atualização do Plano Diretor e das leis que o acompanham são importantes. A partir dessas mudanças vamos dar fôlego para que Anápolis volte a crescer”, afirmou.
Para Wederson Lopes, a participação ativa da Câmara no processo também tem como objetivo garantir agilidade quando o projeto de lei for enviado para votação. O parlamentar destacou que os vereadores têm papel fundamental na apresentação das demandas da população. “Queremos apresentar as demandas da sociedade, pois a Câmara é o local onde a população procura para mostrar suas preocupações”, disse.
Do lado do Executivo, o secretário Tiago de Sá Lima ressaltou que a etapa atual marca o início de um amplo processo de diagnóstico e escuta da realidade urbana da cidade. Segundo ele, a expectativa da administração municipal é concluir a revisão e encaminhar o novo texto legal ainda neste ano. “Inicia-se mais uma etapa de entendimento da cidade para que possamos revisar o Plano Diretor e trazer uma lei que gere crescimento com sustentabilidade para o nosso município”, explicou.
A revisão do Plano Diretor é uma exigência prevista na legislação federal e deve ocorrer a cada dez anos. A norma estabelece diretrizes para o planejamento urbano de cidades com mais de 20 mil habitantes, definindo regras para expansão urbana, mobilidade, infraestrutura e desenvolvimento sustentável. Segundo as autoridades envolvidas no processo, a atualização das regras pode abrir caminho para uma nova fase de crescimento econômico e urbanístico em Anápolis.













