Por Redação
A Base Aérea de Anápolis (BAAN) agora conta com dois simuladores de voo avançados do caça Gripen E, que já estão em pleno funcionamento, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB). Os equipamentos foram fabricados pela empresa sueca Saab, responsável pelo design original do F-39 Gripen, e possuem alta tecnologia e grau de realismo, permitindo a criação de cenários reais para o treinamento de oficiais.
Com os simuladores, a FAB pode desenvolver situações específicas para ajudar ainda mais a preparar os oficiais, além de economizar nos treinamentos e aprimorar as missões. O Tenente Coronel Gustavo Pascotto, comandante do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), esquadrão responsável pelos caças Gripen no país, ressaltou que os simuladores são usados em duas etapas: a primeira para ambientar os pilotos na operação básica da aeronave e a segunda para tarefas mais estratégicas, criando cenários e situações de alta complexidade.
Com a chegada dos simuladores de voo, a FAB poderá criar cenários mais realistas para treinar os oficiais, aumentando a eficácia das missões. A BAAN se torna, assim, uma base de treinamento ainda mais completa, capaz de oferecer aos militares uma preparação completa e de alto nível.
Com informações do G1 Goiás