Por Cleide Hilário
O nome do projeto é inspirado na história bíblica de José de Arimateia, assim chamado por ser procedente da cidade de Arimateia, localizada na Judéia. José, era um homem rico, senador e membro do Sinédrio (Corte Suprema), o colégio dos mais altos magistrados do povo judeu, que formava a suprema magistratura judaica.
A Bíblia relata que ele era discípulo de Jesus, mesmo que secretamente. José de Arimateia, era um ancião generoso e fiel ao Mestre, que ele tanto admirava. Ao lado de Nicodemos, também adepto deste colégio, não entrou em acordo com seus companheiros na condenação de Jesus. Embora não tivesse força nem poder para impedir a crucificação, ele e o amigo solicitaram a Pilatos que lhes permitissem retirar o corpo de Jesus da cruz, para sepultá-lo no túmulo particular de José.
Ele foi um homem muito importante na época do Senhor Jesus. Sua influência como senador e membro do Sinédrio, lhe proporcionou privilégios que não seriam dados a outra pessoa qualquer. Seria impossível, na época, os discípulos conseguirem fazer algo pelo corpo de Jesus, se não fosse pela influência política de José de Arimateia.
A política foi importante na época de Jesus assim como é atualmente. Infelizmente a maioria das pessoas, até mesmo no meio cristão, pensam que política e Fé não se misturam. Isso decorre da idéia generalizada e equivocada de que todo governante é corrupto. É compreensível que grande parte das pessoas tenham criado uma intolerância ao assunto, baseadas em tantos casos de corrupção e de escândalos, mas é preciso que façamos a nossa parte, pois é muito importante termos representantes políticos que tenham compromisso com princípios éticos e morais.
O Grupo Arimateia visa conscientizar as pessoas sobre a importância de exercerem seus direitos, para que, dessa forma, escolham representantes políticos de bom caráter e de boa índole, que defendem ideologias favoráveis à nação e que lutem em prol dos interesses coletivos.
Tem sido muito gratificante levar esclarecimento sobre política para quem quase não teve contato com o assunto. Além disso, conseguimos ajudar quem necessita de apoio para a realização de serviços, como a emissão de documentos e inscrições públicas, através do atendimento ao cidadão. Atuamos também com vários projetos sociais, eventos que reúnem famílias, promovendo a solidariedade.
Acreditamos que a igreja vai muito além da fé, e que ela também representa acolhimento social em momentos de perdas e calamidades, por isso criamos o projeto de Lei 017/2021, que define as celebrações religiosas como atividades essenciais enquanto perdurar a Situação de Emergência em Saúde Pública e o Estado de Calamidade Pública no Município, sendo vedada a determinação de fechamento total das instituições religiosas. Assim, as igrejas têm autorização para funcionar, quando for instituído o lockdown na cidade, obedecendo às determinações da Secretaria Municipal de Saúde no tocante à sanitização e redução no limite de capacidade de pessoas.
É uma honra fazer parte do grupo Arimateia, é uma alegria imensa para mim ser guardiã do corpo de Cristo, o qual é atualmente representado pela igreja e a fé pautada na palavra de Deus, pois o Senhor é a nossa bandeira!
Quando os justos governam, o povo se alegra; mas quando o ímpio domina, o povo geme. (Provérbios 29:2)