Aquecimento Econômico impulsiona criação de postos de trabalho com carteira assinada em todos os setores.
Por Richelson Xavier
Anápolis, 30 de abril de 2024 – O ano de 2024 começou com um ritmo promissor no mercado de trabalho de Anápolis. Nos primeiros três meses, a cidade já registrou a criação de 2.950 vagas de emprego formal, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (30). O número representa um aumento significativo na comparação com o mesmo período do ano passado e demonstra a pujança da economia local.
Destaque para o Setor de Serviços e Crescimento em Todos os Segmentos
Somente em março, 892 novos postos de trabalho com carteira assinada foram abertos na cidade, o melhor resultado para o mês dentro da série histórica do Novo Caged. O setor de serviços se destacou com a criação de 413 vagas, seguido pela indústria (241) e pelo comércio (127). Os setores de construção civil e agropecuária, juntos, registraram a abertura de 203 novos postos de trabalho.
Histórias de Sucesso como a de Paulo Marques Inspiram
Um dos exemplos beneficiados por esse cenário positivo é Paulo Marques. Ele participou de uma formação de auxiliar de Farmácia de Manipulação no Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEITec) de Anápolis e, após a qualificação, conseguiu uma vaga de emprego em uma indústria farmacêutica no bairro Daia.
“A qualificação me ajudou muito. Já procurava emprego há um tempo, quando soube dos cursos que a Prefeitura oferece no CEITec. Todas as aulas foram muito boas e me recolocaram no mercado de trabalho”, afirmou Paulo.
Política de Qualificação e Atração de Empresas Gera Resultados
O aquecimento do mercado de trabalho em Anápolis é resultado de uma política pública focada na qualificação profissional da mão de obra e na atração de investimentos. De janeiro de 2021 a março deste ano, a cidade criou empregos em 35 dos 39 meses, totalizando mais de 21 mil novos postos de trabalho com carteira assinada.
“Anápolis é uma locomotiva, e o papel da Prefeitura é abastecê-la para que o avanço seja ainda mais rápido e sustentável. Nossos cursos de profissionalização são muito importantes para qualificar o trabalhador, mas, claro, também temos uma política forte de atração de empresas, que são quem gera os empregos”, destacou o prefeito Roberto Naves.
Dados Corroboram Crescimento Econômico Sustentável
Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam o crescimento sólido da economia de Anápolis. Entre 2017 e 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) da cidade teve um crescimento médio anual de 7,67%, mesmo durante a pandemia de Covid-19. Esse indicador reforça o potencial da cidade e as oportunidades que ela oferece para quem busca um futuro promissor.