Abuso/exploração: Prefeitura faz campanha para proteger crianças e adolescentes

Programação começa nesta quinta-feira, 16, com a entrega da reforma do CREAS e termina domingo, 26, com a 2ª etapa da Corrida de Rua

Da Redação

“Uma cidade toda unida por uma causa”. Essa é a proposta da Prefeitura com a promoção de ações alusivas ao dia 18 de maio, ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. Durante esse período, poder público e sociedade civil se reúnem em uma série de atividades da Campanha “Faça Bonito”, que tem por objetivo discutir o tema e fortalecer o combate no Município.

A primeira ação, que acontece hoje, quinta-feira, 16, com a entrega da reforma e revitalização do Centro de Referência Especializada em Assistência Social, localizado na Rua General Joaquim Inácio, no Centro. Ele lida, diretamente, com casos de violação de direitos das crianças e adolescentes. A programação se encerrará no dia 26, (domingo), às 8 horas da manhã, no Bairro Jundiaí, quando acontece a 2ª Etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua que, nesta edição, também, abraçou a campanha e terá como tema “Faça bonito! Corrida pelos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Segundo dados da Prefeitura, em 2017, mais de 200 atendimentos a vítimas de abusos sexuais foram registrados nas duas unidades do CREAS de Anápolis. É um número assustador, mas, ao que tudo indica, a realidade pode ser ainda pior, pois se estima que apenas 5% dos casos são denunciados. É por isso que, nos últimos dois anos, a Prefeitura tem trabalhado o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, por meio de ações conjuntas com igrejas, sindicatos e instituições públicas e privadas com a divulgação de estatísticas e do disque 100, onde devem ser feitas as denúncias. A Secretária de Desenvolvimento Social, Eerizânia Lobo, diz acreditar que “educação, esporte e garantia de acesso aos programas sociais são pilares para a prevenção às violações”.

Como funciona

Para assegurar toda a assistência à população, a rede é composta pelo Conselho Tutelar; Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; Escola Viva; Juizado da Infância e Juventude; Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente; Polícia Militar, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. A primeira-dama do Município, Vivian Albernaz Naves disse acreditar que “a união de todos esses setores é o que consolida esse trabalho. Agora, com o apoio das demais entidades, estamos conseguindo alavancar ainda mais este projeto”, pontua.

Faça Bonito!

A Campanha “Faça Bonito” demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Anualmente a Campanha tem um dia Nacional de mobilização, o dia 18 de Maio. Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, violentada sexualmente e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje, está impune.

Programação:

16 de maio (quinta-feira)
Evento: entrega da reforma e revitalização do CREAS
Horário: 9h
Local: Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Centro – Em frente à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda.

18 de maio (sábado)
Evento: panfletagem no Centro da cidade
Horário: 9h às 12h
Local: Terminal Urbano, cruzamento da Avenida Brasil c/ Avenida Goiás e Praça Bom Jesus.

20, 21, 22 e 23 de maio
Evento: palestras em escolas e núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Horário: período matutino e vespertino
Locais: Escola Municipal Lena Leão; Escola Municipal Maronita; Escola Municipal Airton Sena; Escola Municipal São José; SCFV Summervile; e SCFV Industrial Munir Calixto.

24 de maio (sexta-feira)
Evento: seminário “Acolher e Proteger – Práticas e Desafios no Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual”
Horário: 8h às 12h
Local: auditório do Parque Ipiranga – Avenida Professora Zenaide Roriz, s/n.

26 de maio (domingo)
Evento: 2ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua
Horário: 8h
Largada: Avenida Minas Gerais, Bairro Jundiaí. (Em frente a Caixa Econômica Federal)

Foto: Ponto de Vista

You may also like