anápolis
  • Entrar
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
anápolis

Abuso/exploração: Prefeitura faz campanha para proteger crianças e adolescentes

de Portal Anápolis
em Anápolis
0
0
COMPARTILHAMENTOS
15
VISUALIZAÇÕES
WhatsappFacebookTwitter

Programação começa nesta quinta-feira, 16, com a entrega da reforma do CREAS e termina domingo, 26, com a 2ª etapa da Corrida de Rua

Da Redação

“Uma cidade toda unida por uma causa”. Essa é a proposta da Prefeitura com a promoção de ações alusivas ao dia 18 de maio, ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’. Durante esse período, poder público e sociedade civil se reúnem em uma série de atividades da Campanha “Faça Bonito”, que tem por objetivo discutir o tema e fortalecer o combate no Município.

A primeira ação, que acontece hoje, quinta-feira, 16, com a entrega da reforma e revitalização do Centro de Referência Especializada em Assistência Social, localizado na Rua General Joaquim Inácio, no Centro. Ele lida, diretamente, com casos de violação de direitos das crianças e adolescentes. A programação se encerrará no dia 26, (domingo), às 8 horas da manhã, no Bairro Jundiaí, quando acontece a 2ª Etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua que, nesta edição, também, abraçou a campanha e terá como tema “Faça bonito! Corrida pelos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Segundo dados da Prefeitura, em 2017, mais de 200 atendimentos a vítimas de abusos sexuais foram registrados nas duas unidades do CREAS de Anápolis. É um número assustador, mas, ao que tudo indica, a realidade pode ser ainda pior, pois se estima que apenas 5% dos casos são denunciados. É por isso que, nos últimos dois anos, a Prefeitura tem trabalhado o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, por meio de ações conjuntas com igrejas, sindicatos e instituições públicas e privadas com a divulgação de estatísticas e do disque 100, onde devem ser feitas as denúncias. A Secretária de Desenvolvimento Social, Eerizânia Lobo, diz acreditar que “educação, esporte e garantia de acesso aos programas sociais são pilares para a prevenção às violações”.

Como funciona

Para assegurar toda a assistência à população, a rede é composta pelo Conselho Tutelar; Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente; Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo; Escola Viva; Juizado da Infância e Juventude; Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente; Polícia Militar, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. A primeira-dama do Município, Vivian Albernaz Naves disse acreditar que “a união de todos esses setores é o que consolida esse trabalho. Agora, com o apoio das demais entidades, estamos conseguindo alavancar ainda mais este projeto”, pontua.

Faça Bonito!

A Campanha “Faça Bonito” demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Anualmente a Campanha tem um dia Nacional de mobilização, o dia 18 de Maio. Essa data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, violentada sexualmente e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje, está impune.

Programação:

16 de maio (quinta-feira)
Evento: entrega da reforma e revitalização do CREAS
Horário: 9h
Local: Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Centro – Em frente à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda.

18 de maio (sábado)
Evento: panfletagem no Centro da cidade
Horário: 9h às 12h
Local: Terminal Urbano, cruzamento da Avenida Brasil c/ Avenida Goiás e Praça Bom Jesus.

20, 21, 22 e 23 de maio
Evento: palestras em escolas e núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Horário: período matutino e vespertino
Locais: Escola Municipal Lena Leão; Escola Municipal Maronita; Escola Municipal Airton Sena; Escola Municipal São José; SCFV Summervile; e SCFV Industrial Munir Calixto.

24 de maio (sexta-feira)
Evento: seminário “Acolher e Proteger – Práticas e Desafios no Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual”
Horário: 8h às 12h
Local: auditório do Parque Ipiranga – Avenida Professora Zenaide Roriz, s/n.

26 de maio (domingo)
Evento: 2ª etapa do Circuito Anapolino de Corrida de Rua
Horário: 8h
Largada: Avenida Minas Gerais, Bairro Jundiaí. (Em frente a Caixa Econômica Federal)

Foto: Ponto de Vista

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

Empossados novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Anápolis
Anápolis

Empossados novos membros do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Anápolis

‘Jardins de Chuvas’ de Anápolis são destaques durante reportagem do Jornal Nacional
Anápolis

‘Jardins de Chuvas’ de Anápolis são destaques durante reportagem do Jornal Nacional

Vereador anapolino faz discurso contra fala do Lula sobre policiais
Câmara Municipal

Cabo Fred apresenta projeto para substituir projeto anterior de porte de armas na Câmara Municipal

Rodrigo Chiarelotto, filho de Ridoval Chiarelotto, morre aos 42 anos
Anápolis

Rodrigo Chiarelotto, filho de Ridoval Chiarelotto, morre aos 42 anos

Anápolis inicia aplicação de quarta dose em pessoas com 40 anos ou mais a partir de amanhã, 21
Anápolis

Anápolis inicia aplicação de quarta dose em pessoas com 40 anos ou mais a partir de amanhã, 21

Polícia Civil visita residências e resgata idosos em situação de violência, em Anápolis
Anápolis

Polícia Civil visita residências e resgata idosos em situação de violência, em Anápolis

Próximo Artigo

Santa Casa: Plano emergencial evita fechamento do Pronto Socorro

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Presidente assinou concessão da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis

Tratamento precoce contra Covid-19 é defendido por médicos para aumentar chance de cura

‘Sai o kit gay e entra a leitura em família’, diz ministro da Educação

Governo quer alterar forma de repasse do décimo terceiro salário dos servidores

Governo quer alterar forma de repasse do décimo terceiro salário dos servidores

Governo articula votação de projetos para desenvolvimento do País

Governo articula votação de projetos para desenvolvimento do País

Anápolis continua vacinação de idosos a partir de 63 anos

Anápolis continua vacinação de idosos a partir de 63 anos

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Entrar

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar