Por Portal Anápolis
A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Tecnologia, realizou na manhã desta segunda-feira (24), na Escola Municipal Luiz Carlos Bizinotto, localizada na Vila União, a primeira audiência pública com alunos da rede municipal de ensino. O intuito é estimular em caráter educativo, a transparência pública por meio de atividades didáticas com alunos da rede municipal. Durante a manhã, foi explicada como funciona a criação da Lei Orçamentária Anual (LOA), para o ano de 2020.
A Lei de Responsabilidade Fiscal fala que é necessário ter transparência em todo o âmbito público, frente à isso, a Secretaria Municipal de Gestão, Planejamento e Tecnologia em conjunto com a Educação, realizaram o primeiro encontro do Orçamento Participativo – Criança. Além de ouvir as ideias e opiniões dos alunos, o encontro objetivou a conscientização sobre a importância da transparência fiscal e do envolvimento da sociedade na construção orçamentária. De acordo com Fernando José o gestor da Escola, os alunos também puderam construir aprendizados muito relevantes que serão levados para dentro de suas casas. “Quando se ensina que não se pode gastar mais do que arrecada, os alunos estão aprendendo um importante conceito de educação fiscal que deve ser introduzido no orçamento familiar”, falou Fernando José.
De acordo com a diretora de Planejamento, Orçamento e Patrimônio, Elza Barbosa, as audiências irão acontecer em mais escolas durante o segundo semestre. “É preciso ajudá-los a desenvolver a cidadania. Quando os alunos estão conscientes de que todo o material da escola é adquirido com recursos deles mesmos, a valorização e o zelo pelo patrimônio com certeza aumentam”, explicou a diretora.
Fonte: Dircom Foto: Bruno Velasco
.