Com a chegada do frio, prefeitura disponibiliza abrigo para moradores de rua em Anápolis

Os Alojamentos do Ginásio Newton de Faria estão disponíveis; distribuição de sopa, entrega de cobertores e agasalhos são algumas das ações

Por Portal Anápolis

A prefeitura de Anápolis está ampliando o número de abrigos para moradores em situação de rua no mês mais frio do ano, conforme aponta o Instituto Climatempo, Neste ano, a cidade de Anápolis tem registrado um dos invernos mais frios da história. Neste fim de semana, os termômetros chegaram a marcar 7°, a menor temperatura do ano até agora. Esta semana não será diferente, de acordo com o instituto de meteorologia Climatempo, as mínimas serão de 10°. Temperaturas que alteram a rotina de muita gente, especialmente da população de rua.

Para aquecer um pouco a noite dessas pessoas, a Secretaria de Desenvolvimento Social uniu esforços com a Secretaria Municipal de Esportes, que cedeu os alojamentos femininos e masculinos no Ginásio Internacional Newton de Faria para quem não tem onde dormir, passar a noite mais aquecido. Lá a população de rua poderá tomar um banho quente, dormir em camas com colchões, lençóis, travesseiros e o mais importante, cobertores bem quentinhos.

Anúncio

Essa ação vem somar ao trabalho que já vem sendo feito pela Secretaria de Desenvolvimento Social. Desde 2017, a população de rua é atendida pela equipe de Abordagem Social, que durante a noite circula a cidade entregando cobertores e uma sopa quentinha.

Esta mesma equipe é preparada para abordar a população de rua. “Não é fácil convencer uma pessoa a deixar o ambiente onde se sente à vontade, mesmo que este local seja a rua. A Assistência Social preparou em parceria com Secretaria de Esportes, um ambiente acolhedor, de forma a proteger e minimizar danos em função das baixar temperaturas”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Eerizânia de Freitas Lobo.

A missão da equipe de abordagem social tem sido convencer as pessoas que existe um local preparado para recebê-las, e assim, levar a população de rua para um local mais confortável e seguro durante o frio. Qualquer cidadão ou instituição também pode ajudar fazendo este encaminhamento para o Ginásio. A Preifeitura de Anápolis também disponibiliza o número 0800 646 11 17 para a população informar sobre pessoas em situação de rua.

Durante a semana também é realizado um trabalho específico com este público, por meio da equipe técnica do Centro Pop. “O trabalho visa à redução de danos e estabelecer vínculos com foco na reinserção social. Além disso, também é oferecido o serviço de inclusão em programas sociais, em especial de qualificação profissional”, acrescenta a secretária.

Fonte: Dircom

You may also like