Deputados lançam frente parlamentar para enfrentar abuso e exploração sexual de crianças

Da Redação

Foi relançada nesta quarta-feira (27), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Uma das prioridades da frente é enfrentar os crimes contra menores na internet.

O deputado Roberto Alves (PRB-SP), que é coordenador da frente, destacou a importância de denunciar esses crimes pelo disque 100.

“Os pais ou alguém que saiba que uma criança ou adolescente está sendo explorada sexualmente, que use o disque 100. Esse é o nosso maior objetivo, levar a população a denunciar usando o disque 100”.

O Ministério da Saúde divulgou que, entre 2011 e 2017, mais de 180 mil casos de abuso sexual infantil foram registrados no Brasil. Quase 70% desses casos aconteceram dentro das casas das vítimas.

Para a Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que esteve na cerimônia de lançamento da frente parlamentar, a proteção das crianças que sofrem abuso sexual é uma das prioridades do governo.

“O número é assustador e nós precisamos descobrir onde a rede de proteção da infância está falhando. Por que tanta criança sendo abusada no Brasil?”, perguntou a ministra. Segundo ela, talvez seja preciso fazer “uma grande revolução, chamar todo mundo para essa luta em defesa da infância”. 

Damares Alves também falou sobre a aprovação de leis sobre o tema. “O Congresso Nacional conseguiu legislar apenas 6% para crianças em 2017”, afirmou ela. 
Para Silene Rubim, diretora da Escola Classe 113 Norte, que trouxe alunos para participarem da cerimônia, a participação dos deputados é fundamental para a prevenção dos abusos.

“A gente não tá sozinho dentro de uma sala de aula e batalhando sozinho para que isso deixe de acontecer. A gente tem alguém buscando leis, alguém lutando para que algo diferente aconteça, para que as nossas crianças se sintam mais fortes, mais protegidas”, disse a diretora.

A Frente Parlamentar contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes conta com 280 deputados em 2019.

Com informações da Agência Câmara Notícias Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

You may also like