Por Elismar Veiga
Assisti agora o pronunciamento do Presidente, achei um discurso com a cara do Bolsonaro, um discurso corajoso. Vi um líder mostrando firmeza, para um povo apavorado por uma pandemia neurológica que tem paralisado o País.
Sim, vou expor minha opinião, o vírus é uma realidade, é letal, deve ser enfrentado com ações corajosas, com isolamento social da população mais vulnerável, com testes em massa na população, com elevados investimentos no SUS e com uma rede capilarizada que envolva todos os poderes e a sociedade civil organizada em todo o País. Entretanto, o País não pode parar!
Se continuarmos reféns por mais algumas semanas a força produtiva despenca, e quando o vírus passar enfrentaremos um tempo de recessão, desemprego, fome e uma escalada galopante de violência sem precedentes. Países com economias fortes como a americana já deu sinal que chegou no limite, nosso limite é um pouco atrás.
Confio no trabalho do ministério da saúde, amanhã ele vai pronunciar sobre o uso da cloroquina e outros medicamentos em pacientes, a fala do presidente me sugere que vem notícias boas aí.
A China e EUA já começaram testes da vacina em humanos, já brilha uma luz no fim do túnel. A meu ver é hora de reagir. Laboratórios já terão testes em farmácias em duas semanas, e com o clima e a densidade demográfica do Brasil vamos vencer esse vírus.
Isolamento total e um país paralisado não me parece sensato. Vou dar um exemplo, visitei semana passada uma cidadezinha na Ilha do Marajó, o único meio de chegar lá é por barco, não há nenhum suspeito na cidade, a cidade foi isolada, nenhum barco com passageiros chega na cidade e ainda assim parou tudo, inclusive as escolas.
O povo está assustado, já começamos ouvir falar de falências em grande escala e até de suicídio. A meu ver, um líder deve assumir a responsabilidade de gerar confiança no povo e no mercado financeiro. Embora políticos de plantão critiquem a fala do Presidente, acredito que ela despertará o ânimo de quem já havia desistido e agora vai voltar a acreditar.
Muitos talvez ignorem, mas eu creio no poder da oração. Nós vamos sair dessa com a força que vem de Deus.
Elismar Veiga
Pastor, Pedagogo, Especialista em Gestão Pública, Escritor e Conferencista. Casado com a cantora gospel Sirley Santana, pai de Wellingthon Crystyan e Samara Lorrane. Presidente do 4SIM – Sistema Integrado de Missões e da Agência Missionária EXODUS. 2º Vice presidente da CIAD e Pastor auxiliar na Assembleia de Deus de Anápolis.