Portal Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal Anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Em seu primeiro discurso, Pacheco defende pautas diversas

de Portal Anápolis
em Senado
A A

Plenário do Senado durante reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado Federal para o segundo biênio da 56º Legislatura.A eleição ocorre de forma presencial, seguindo as medidas de segurança contra a covid-19, e obedecendo o Regimento Interno da Casa, que prevê a votação por meio de cédulas em papel inseridas em envelope.Em discurso, à tribuna, candidato à presidência, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG).Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

WhatsappFacebookTwitter

Os temas vão desde auxílio aos pobres até estímulo ao agronegócio

Por Agência Brasil – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O primeiro discurso de Rodrigo Pacheco como presidente do Senado foi abrangente. Citou vários temas como importantes e, com isso, atendeu a diferentes correntes do Senado, cujas pautas prioritárias são diversas. Defendeu a independência da Casa, o combate à corrupção, a geração de empregos, o combate à pandemia, a estabilidade econômica e a preservação do meio ambiente.

“[O Senado deve] Atuar com vistas no trinômio saúde pública, desenvolvimento social e crescimento econômico, com o objetivo de preservar vidas humanas, socorrer os mais vulneráveis, gerar emprego e renda”, disse o novo presidente do Senado. Pacheco também citou as reformas, sobretudo a tributária, que o governo federal tenta emplacar há vários meses, mas que empacou no Congresso. Para ele, as reformas devem ser debatidas, mas “sem atropelos”.

“As votações de reformas que dividem opiniões, como a reforma tributária e a reforma administrativa, deverão ser enfrentadas com urgência, mas sem atropelo. O ritmo dessas e de outras reformas importantes será sempre definido em conjunto com os líderes e com o plenário desta Casa”. Pouco depois, em declaração à imprensa, citou a reforma administrativa, criticando o que chamou de “demonização do servidor público”. Para ele, servidor público “não é problema, é solução”.

Independência institucional

Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro e por Davi Alcolumbre, seu antecessor no comando do Senado, Pacheco procurou afastar essa ideia ao pregar a independência da Casa. Ele considerou essa uma “premissa fundamental” para a tomada de decisões e afirmou que os senadores são “legítimos representantes eleitos dos seus estados e do Distrito Federal, para o livre e eficiente exercício dos seus mandatos”.

Em seu primeiro discurso como presidente do Senado, Pacheco indicou que pautará projetos de estímulo à atividade industrial, ao agronegócio e ao setor de serviços. “Procuremos viabilizar aquilo de que mais nos ressentimos já há algum tempo, uma infraestrutura nacional abrangente e adequada. Temos que pensar nos mais diferentes nichos de atividades, de forma inclusiva para todos os trabalhadores”.

Placar

Pacheco foi eleito presidente do Senado pelos próximos dois anos. Ele obteve 57 votos contra 21 de sua adversária, Simone Tebet (MDB-MS). O apoio de Alcolumbre foi fundamental para a eleição do novo presidente, dada a simpatia de líderes de diversos partidos pelo então líder da Casa. A proximidade de Alcolumbre com o presidente Jair Bolsonaro, com lideranças governistas, como PP, PSD e Republicanos, e de oposição, PT e PDT, assegurou um apoio abrangente a Pacheco.

Está marcada para amanhã (2) a eleição do restante da Mesa Diretora do Senado, na primeira sessão comandada por Pacheco. A Mesa é composta pelo presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e seus suplentes. Graças ao apoio ao senador do DEM, o PT deverá ganhar a 3ª Secretaria da Mesa e a presidência de duas comissões: de Direitos Humanos e a do Meio Ambiente, conforme adiantou o líder do partido, Rogério Carvalho (PT-SE), à TV Senado.

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

Congresso decide no dia 30 se mantém veto à dosimetria
Brasil

Congresso decide no dia 30 se mantém veto à dosimetria

Governo e oposição repercutem rejeição de Messias para o STF
Brasil

Governo e oposição repercutem rejeição de Messias para o STF

Indicação de Jorge Messias ao STF é rejeitada pelo Senado
Brasil

Indicação de Jorge Messias ao STF é rejeitada pelo Senado

Nova Lei do Trabalho Rural avança na Comissão de Agricultura do Senado
Agricultura

Nova Lei do Trabalho Rural avança na Comissão de Agricultura do Senado

Projeto proíbe cancelar de plano de saúde de pacientes com câncer
Política

Projeto proíbe cancelar de plano de saúde de pacientes com câncer

Senado

Sancionada lei que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes Fonte: Agência Senado

Próximo Artigo

Arthur Lira é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Famoso cantor de samba morre aos 66 anos, no Rio de Janeiro

Famoso cantor de samba morre aos 66 anos, no Rio de Janeiro

Unidade Básica de Saúde do Setor Tropical é inaugurada e já está em funcionamento

Unidade Básica de Saúde do Setor Tropical é inaugurada e já está em funcionamento

Feirão de Empregos oferta 5 mil vagas de trabalho e cursos em Anápolis

Feirão de Empregos oferta 5 mil vagas de trabalho e cursos em Anápolis

Gustavo Gayer: “Eu achei que seria importante criar um instrumento institucional para combater a censura”

Deputado Federal Gustavo Gayer cobra esclarecimentos da Ministra da Saúde sobre política de “saúde sexual” em escolas

Jair Bolsonaro emite passagem aérea para retorno ao Brasil

Ex-presidente Bolsonaro propôs zerar imposto de importação até 100 dólares durante seu mandato

UEG publica edital do Vestibular 2022/1 com 3.750 vagas para 32 cursos de graduação distribuídos em 30 municípios

UEG publica edital do Vestibular 2022/1 com 3.750 vagas para 32 cursos de graduação distribuídos em 30 municípios

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião

© 2023