Prefeitura adquire equipamentos para as unidades de saúde, que garantem melhor atendimento à população
Por Portal Anápolis
A prefeitura de Anápolis entregou três aparelhos de Raios-X Digital que foram adquiridos pelo município, a unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança, já está disponibilizando para os pacientes o serviço com o novo aparelho. A aquisição do equipamento muda a forma como os profissionais de saúde têm acesso às imagens, sendo possível fazer os exames de forma mais rápida, permitindo que os médicos tenham acesso praticamente imediato à imagem.
Os outros dois ficarão no Hospital Municipal Jamel Cecílio, sendo um para a urgência e outro para tratamento ambulatorial. “O novo equipamento é fundamental para o serviço de ortopedia do Hospital Municipal, que é a principal porta de entrada no município para este tipo de atendimento”, destacou o diretor de Urgência e Emergência, Eduardo Sardinha.
Os novos equipamentos dispensam filmes, câmaras escuras e reagentes químicos. O exame é realizado de forma rápida e econômica com maior qualidade e menor radiação, além de evitar a necessidade de repetição. A tecnologia destes equipamentos ainda possibilita que os exames sejam enviados para um sistema que pode ser acessado pelos médicos da rede, até por smartphone, e também entregue ao paciente em um DVD. “Já solicitei ao secretário a compra de mais um aparelho como esse para a UPA com Perfil Pediátrico que fará também o atendimento em ortopedia infantil”, disse o prefeito Roberto Naves.
Mais equipamentos
Os investimentos em tecnologia na área da saúde vão além destes equipamentos. Está em fase de entrega o novo tomógrafo do Hospital Municipal. Trata-se de um dos aparelhos mais modernos que existem, com 64 canais, possibilitando a realização de exames mais complexos. “Pra se ter uma idéia da capacidade deste novo aparelho, o antigo tomógrafo possui apenas dois canais”, destacou o secretário municipal de Saúde, Lucas leite. O equipamento também foi adquirido por emenda parlamentar, no valor de R$ 1. 880.000,00.
Também estão em fase de entrega, seis aparelhos de ultrassom com capacidade para exames de doppler e ecocardiograma; ventiladores pulmonares e monitores cardíacos; aparelhos de medir pressão; sonar para detecção de batimento cardíaco fetal; aspiradores de secreção, desfibriladores, balanças, termômetros e oxímetros. “Somente em fase de entrega são cerca de 1.600 itens, mas ao todo são mais de três mil, incluindo mobiliários”, frisou o secretário.
A proposta da atual gestão de modernizar e equipar a rede, já vem acontecendo. Somente na urgência e emergência foram adquiridos inúmeros equipamentos como aparelhos de Raios-X portáteis; monitores para pulso e oxímetro, desfibriladores, ventiladores mecânicos e aparelhos para realização de eletrocardiograma.
Fonte: Dircom Foto: Bruno Velasco – Dircom