Mais de 850 mil pessoas afetadas pelas inundações e deslizamentos de terra.
Por Richelson Xavier
O Rio Grande do Sul enfrenta um cenário de calamidade pública após fortes chuvas causarem inundações e deslizamentos de terra em mais de 336 municípios. Diante da urgência da situação, o senador Wilder Morais propôs a destinação de R$ 514 milhões em emendas parlamentares para auxiliar o estado na recuperação e reconstrução das áreas devastadas.
A proposta, apresentada durante pronunciamento no Senado Federal na tarde de terça-feira (7), prevê que cada um dos 513 deputados e dos 80 senadores destinem R$ 1 milhão de suas emendas parlamentares ao Rio Grande do Sul. Se aceita e implementada hoje, a iniciativa representaria um dos maiores esforços coletivos em prol do estado.
Combate à crise exige união e solidariedade.
O senador ressaltou a importância da solidariedade e da ação conjunta do poder legislativo em momentos de crise. “Precisamos nos unir e agir com rapidez para ajudar o povo gaúcho”, afirmou Morais. “Essa é uma tragédia de proporções inimagináveis, e só vamos superar com união e trabalho conjunto”, completou.
A iniciativa do parlamentar demonstra um compromisso unificado e apartidário com o Rio Grande do Sul, superando qualquer divergência política. Ela também serve como modelo para futuras ações de apoio a regiões afetadas por desastres naturais em todo o país.