Moradores do Residencial Leblon terão, enfim, sua unidade de saúde

Obra que estava parada, há anos, foi reativada com a promessa do Prefeito Roberto Naves de que não será mais interrompida

Por Portal Anápolis

Uma população estimada de sete mil moradores do Residencial Leblon e de vários bairros de sua região vai, finalmente, ter uma unidade de atendimento padrão, dentro da política de descentralização da Saúde Pública, adotada pelo Governo Roberto Naves. Isto, porque, o Chefe do Executivo Anapolino assinou ordem de serviço para a retomada das obras da unidade de saúde que estavam paralisadas por problemas administrativos há anos. A solenidade aconteceu no último dia 04, quarta-feira. O estabelecimento terá uma novidade. “Desde o primeiro dia de funcionamento atenderá, em horário estendido, das sete da manhã às dez da noite, compondo o conjunto de 20 que teremos em toda a Cidade”, disse o prefeito Roberto Naves.

A História

Ressalte-se que o resgate desta obra é uma reivindicação dos moradores dos residenciais Leblon; Ildefonso Limírio, Gabriela e Boa Esperança, já que a construção da unidade foi iniciada em 2016 e paralisada na gestão anterior. A moradora Ana Paula Gomes Pereira falou que, agora, está confiante. “Não via a hora de isso acontecer. Esse posto de saúde vai ser importante demais para a gente”, afirmou ela, que está grávida do terceiro filho.

Quem, também, vê seu sonho se tornando realidade é o cidadão Antônio Braz. Morador do Jardim Alvorada, ele teceu elogios à atual gestão municipal. “Agora estamos vendo um trabalho sério sendo realizado. É emocionante!”, exclamou o líder comunitário que, ainda, integra o Conselho Municipal de Saúde e acompanha, de perto, todo o trabalho executado pelo setor na Cidade.

Todo o recurso utilizado para a retomada da obra, no valor de R$ 614.507,78, será oriundo dos cofres municipais. “Isso aqui é o imposto de cada um sendo revertido em benefícios. Com esses recursos municipais e o empenho de toda a Prefeitura, teremos uma unidade de saúde de qualidade para atender à população”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Lucas Leite.

Prestigiaram, também, a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o reinício das obras do Residencial Leblon, o deputado estadual Amilton Filho; os vereadores Jean Carlos; João da Luz; Domingos Paula; João Feitosa; Mauro Severiano; Lisieux Borges, Deusmar Japão e Paulo de Lima, além de secretários municipais, entre outras autoridades.

Funcionamento

A nova unidade terá três equipes da Estratégia de Saúde da Família. Cada uma será composta por um médico; um enfermeiro; um técnico de enfermagem, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de quatro agentes comunitários de saúde.

A construção tem uma área coberta de 659,69m², com salas para consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, para procedimentos como curativo e sutura, espaço para reuniões e farmácia. Completam o projeto, salas de expurgação; esterilização; almoxarifado; espera e limpeza; copa; cozinha; vestiários, banheiros e depósito.

112 anos

A assinatura de ordem de serviço para a retomada das obras da unidade de saúde do Residencial Leblon faz parte da programação elaborada pela Prefeitura para comemorar os 112 anos de Anápolis, celebrado em 31 de julho.

Ainda na área da saúde, haverá o início das obras da futura UPA Norte (antigo CAIS Progresso); retomada da construção da unidade de saúde da Vila Norte/Parque Residencial das Flores; entrega da Central Especializada de Distribuição, do novo mamógrafo e de três aparelhos de Raios X Digital, além da inauguração da UPA com Perfil Pediátrico, no Bairro Maracanã.

Atendimentos que serão disponibilizados na unidade de saúde do Leblon:

Consultas médicas, odontológicas e enfermagem;

Aferição de pressão arterial

Vacinas

Curativos

Aerossol

Aplicação de medicamentos injetáveis

Passagem de sonda vesical de demora (SVD)

Consulta pré-natal (médico, enfermeira e cirurgião dentista)

Teste da mamãe

Teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatites C e B

Teste do pezinho

Lavagem de ouvido

Retirada de pontos

Exames de prevenção de câncer de mama e do colo do útero

Exame de HGT para diabéticos

Visitas domiciliares com os agentes comunitários de saúde

Reuniões com hipertensos, diabéticos e gestantes

Agendamento para médicos especialistas e exames laboratoriais (Sisreg)

Ações de educação e saúde nas escolas e creches

Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças

Pesagem do programa Bolsa Família

Grupo de controle ao tabagismo

Planejamento familiar

You may also like