Da Redação
Uma equipe médica esteve hoje (16), na Av. Jamel Cecílio, bairro JK Nova Capital para realizar uma simulação de um resgate aéreo. A ação faz parte de um acordo firmado entre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o serviço aeromédico do Corpo de Bombeiros.
No local, foi demonstrado como um paciente é levado da ambulância do Samu para a aeronave, e transferido do local.
O convênio foi assinado no fim do mês passado e, desde então, as equipes passam por treinamento. Com o novo serviço oferecido pelos dois órgãos, a expectativa é de melhora no atendimento, tornando os resgates mais ágeis.
Anápolis será a terceira cidade goiana a contar com o serviço, a expansão desse serviço de resgate, é realizada também em Goiânia e Aparecida de Goiânia, praticamente todo o Estado, conforme a região de cobertura das bases operacionais.
O atendimento será feito por duas aeronaves, dois helicópteros e um avião, que serão regulados pelas três bases, de acordo com as ocorrências. “As aeronaves possuem todos os equipamentos necessários para o transporte do paciente, funciona como uma UTI móvel”, explicou o Tenente-coronel Ricardo Silveira Duarte, comandante do Corpo de Bombeiros em Anápolis.
Segundo ele, Anápolis vai funcionar como uma importante base, devido à localização estratégica e também ao fato de atender todos os municípios da Regional Pirineus, e dar suporte ao Centro-Norte goiano. “Em alguns dias da semana o helicóptero fica aqui em Anápolis, e será essencial no resgate, principalmente, nas rodovias”, pontuou o Tenente-coronel Duarte.
Confira a Live feita pelo Réporte da Rádio Imprensa, Richelson Xavier:
Foto: Renato Lopes – Ascom