anápolis
  • Entrar
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
anápolis

Segurança e bem-estar na Rede Municipal de Educação

de Portal Anápolis
em Cidadania
0
0
COMPARTILHAMENTOS
30
VISUALIZAÇÕES
WhatsappFacebookTwitter

Projetos modernos oferecem garantias a estudantes, professores e servidores nas escolas da Prefeitura.

Por Portal Anápolis

Além da preocupação com a qualidade do ensino, que é a meta principal, e, que melhora a cada dia, a Secretaria Municipal de Educação tem propostas inovadoras para se garantir a paz no interior e fora das unidades de sua rede. Tanto é assim que, nos últimos dois anos, uma elevada soma de recursos foi empregada para a implantação de sistemas de segurança (videomonitoramento, contratação de empresa especializada em vigilância, treinamento de pessoal e parceria com as polícias Civil e Militar) a fim de que a coletividade estudantil municipal tenha a liberdade para desenvolver, com exatidão, suas tarefas e compromissos. Isto evita, inclusive, a repetição de erros do passado, quando episódios alheios à proposta educacional foram verificados, até, com certa frequência. Hoje, certamente, a situação está debaixo de absoluto controle, tendo em vista a política de segurança adotada em todas as unidades.

Como exemplo disso, no último dia 13 de fevereiro (quinta-feira), o Centro de Formação de Profissionais da Educação (CEFOPE) promoveu um proveitoso encontro para o debate e a troca de experiências sobre práticas pedagógicas, planos de aula e reflexões a respeito da adoção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tratou-se do II Encontro de Formação de Coordenadores Pedagógicos da Rede Municipal, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a Pasta, com base nos desafios cotidianos da educação pública, estas reuniões setoriais (assim chamadas por serem feitas em módulos) são ocasiões propícias para esclarecimentos, seguindo orientação direta do Ministério de Educação, a fim de que a escola cumpra com seu Projeto Político Pedagógico (PPP), ao considerar seus valores e olhar, sempre, para a realidade sociocultural e o contexto regional da comunidade.

Eixo central 

Um dos assuntos discutidos no último encontro foi o alerta sobre os riscos da brincadeira perigosa que repercute, principalmente, nas redes sociais, conhecida como “desafio da rasteira”. Vídeos exibidos em profusão, demonstram a prática, que consiste em duas pessoas se posicionando lado de uma terceira, que é orientada a pular. Ato seguinte, esta terceira pessoa recebe um golpe para que caia.

O psiquiatra Victor Rodrigues, que atende no Ambulatório de Saúde Mental de Anápolis, diz que esta brincadeira pode parecer, num primeiro momento, inofensiva, mas as consequências podem ser devastadoras, levando, inclusive, a óbito. Para ele, “o trauma pode variar bastante. Quando alguém bate com a cabeça, estamos, invariavelmente, diante de um traumatismo craniano, ainda que leve. Se este for moderado ou grave, as repercussões podem ser, até, fatais para o cérebro ou para a coluna”, alerta o médico.

 De acordo com a SEMED, não existem (ainda) relatos de que o desafio da rasteira tenha acontecido em Anápolis, mas, segundo a diretora de ensino, Karla Brenda da Costa Gonçalves El Homsi, a prevenção é fundamental. “Com a circulação dos vídeos na internet, as equipes das escolas municipais foram mobilizadas imediatamente. Os professores estão trabalhando ações interdisciplinares para conscientizarem os alunos sobre os riscos e eles têm sido muito compreensivos de que isso não pode nem ser chamado de brincadeira. É muito sério”, disse ela.

Orientações 

Sobre este assunto, a Secretária Municipal de Educação, Sonja Maria Lacerda, lembrou que “a SEMED tem a tradição de promover boas práticas e combater esse tipo de atitude nas unidades”. Segundo Sonja Lacerda, o tema institucional deste ano, “Educação Pela Paz”, vai diretamente ao encontro da campanha “Bullying: Brincadeira Sem Graça”, que foi adotada em 2017 e, hoje, é parte integrante do currículo escolar. “Os projetos pedagógicos e as rodas de conversa influenciam, diretamente, no ambiente das escolas. Os resultados que obtivemos desde o início da campanha de combate ao bullying são expressivos, e vamos trabalhar com prevenção para que esta brincadeira não seja praticada nas nossas unidades. A saúde e a segurança de nossos alunos são prioridades”, destacou a secretária.

E, acrescentou que é orientação direta do Gabinete Municipal, ordem expressa do Prefeito Roberto Naves (que, também, é professor), que toda e qualquer evidência de anormalidade quanto à segurança nas escolas, seja, imediatamente, reprimida para se evitarem problemas que possam evoluir para gravidades.

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

Nenhum Artigo Encontrado
Próximo Artigo

Artigo: Dieta Pró-Inflamatória x Acne

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Governo de Goiás prorroga por mais 6 meses estado de emergência na saúde pública

Amilton Filho defende maior punição para desvios de recursos de combate à covid

Após intervenção de Agência Reguladora Municipal, reajuste da passagem de ônibus em Anápolis fica menor

Já está em vigor novo valor da passagem de ônibus em Anápolis

Bolsonaro: reformas vão colocar o Brasil entre os 50 melhores para fazer negócios

Prefeitura de Anápolis Lança Programa para ajudar quem quer parar de fumar

Unidade do São José retorna atendimento da atenção básica na segunda-feira, 16

Unidade do São José retorna atendimento da atenção básica na segunda-feira, 16

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Entrar

Seja bem-vindo(a)!

Entre em sua conta abaixo

Esqueceu sua senha?

Recupere sua senha

Por favor insira seu Usuário ou Email para recuperar a sua senha

Entrar