Foto: Reprodução/Internet
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) confirmou nesta sexta-feira (13.out.2023) a morte de Karla Stelzer Mendes, brasileira de 42 anos desaparecida desde o ataque do grupo Hamas ao Universo Paralello, um festival de música eletrônica realizado no último sábado (7.out) em Israel. Segundo o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, o filho de Karla, um jovem de 19 anos que serve no Exército israelense, foi quem informou o falecimento da mãe. O enterro da vítima está marcado para hoje.
Além de Karla, outras duas vítimas brasileiras foram confirmadas: Ranani Glazer, um gaúcho de 24 anos, e Bruna Valeanu, também de 24 anos. Karla Stelzer, natural do Rio de Janeiro, vivia em Israel com seu namorado, que também foi morto no ataque. A tragédia deixa um filho órfão.
O ataque do Hamas ao festival foi reivindicado no sábado e provocou pânico entre os participantes, como mostram vídeos postados nas redes sociais, onde as pessoas fogem desesperadamente pelo deserto para escapar da violência. O Hamas alegou que a ação foi uma resposta à “agressão sionista” e denunciou a presença israelense como uma “ocupação fascista”. O incidente chocou a comunidade internacional, gerando preocupação e pedidos de investigação sobre o ocorrido.