O parlamentar argumentou na tribuna que pessoas aguardam atendimentos por dias e não há profissionais suficientes para a população.
Por Isabella Cunha
Na última segunda-feira (15) foi comemorado o Dia do Angiologista e Cirurgião Vascular e para celebrar o vereador José Fernandes (MDB) apresentou um panorama das cirurgias vasculares em Anápolis. Durante o discurso na tribuna, o parlamentar pediu melhorias no atendimento do Sistema Único de Saúdo (SUS) e atenção as essas cirurgias.
As cirurgias vasculares de urgência são realizadas pelo Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (Heana). Segundo José Fernandes não há médicos todos os dias no local, mas ainda sim há operações de sucesso, como o casos de uma pessoa ferida chifrada por um boi. “A escala não tem profissional todos os dias. Eu nunca vi isso. Se alguém tiver agora uma lesão vascular, vai para Goiânia ou paga particular”, comentou.
Os casos não urgentes, como os eletivos, há a necessidade de um serviço de hemodinâmica para atendimento, por exemplo se o paciente necessitar de um cirurgião vascular. “O cenário de urgência no serviço de trauma vascular está descoberto, pois não há profissionais de plantão. Teve agora há pouco um acidente de moto aqui em frente do plenário. Caso precise de profissional via SUS, ou vai para Goiânia ou amputa”, disse indignado o vereador.
O parlamentar ponderou que pacientes aguardam na fila durante muitos dias para ser chamados ou conseguirem o atendimento. Como uma paciente que aguarda na IBS do Leblon para ser chamada, mas no Hospital Municipal Alfredo Abrahão as cirurgias vasculares já funcionam, todavia há a necessidade da hemodinâmica, que é conveniado pelo Hospital Evangélico Goiano.
Ao finalizar, José Fernandes explicou que as demandas não são resolvidas nos hospitais geridos pela prefeitura, mas há os serviços conveniados. “Os serviços precisam ser otimizados, pois pacientes precisam ser atendidos”, completou. O vereador ao final disse que as cirurgias vasculares precisam de um atendimento melhor, pois a população aguarda.