Foto: Divulgação
A vereadora Cleide Hilário(Republicanos) iniciou na última quarta feira (02), ação de conscientização contra o assédio sexual dentro dos transportes públicos de Anápolis. A iniciativa veio após a Lei 4.172/2021, de autoria da vereadora ser sancionada no final do ano passado no município goiano como tema: O transporte é público, o meu corpo não!
De acordo com a vereadora, ao longo de todo o ano diferentes atividades serão realizadas na cidade. “Nossa ideia é levar essa lei ao conhecimento de toda população, para isso, vamos percorrer feiras, escolas e praças de Anápolis”, explicou Cleide pontuando a importância da conscientização para homens e mulheres.
Durante a atividade foram abordados homens, mulheres e funcionários da empresa prestadora do serviço de transporte urbano. Para a senhora Élida Matias, a ação vem em uma boa hora para cidade. “Eu sou aposentada e ando sempre de ônibus. Esse tipo de situação é muito comum, agora a gente já sabe a quem recorrer”, disse.
O Subcomandante da Policia Militar de Anápolis, Coronel Gilbert disse que as passageiras precisam conhecer esse canal de atendimento diretor da Patrulha Maria da Penha. “A policia militar através da patrulha tem um trabalho diário de orientação e acolhimento de vítimas.
A denuncia pode ser feita de forma anônima e os atendimentos as vitimas de violência são feitas por policiais mulheres para respeitar a intimidade e o momento dessas vítimas, explicou.