Portal Anápolis
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Portal Anápolis
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados

Após reforma, ações trabalhistas tiveram queda de 43% em cinco anos

de Portal Anápolis
em Economia
A A
Após reforma, ações trabalhistas tiveram queda de 43% em cinco anos
WhatsappFacebookTwitter

Em 2016, ano anterior à reforma trabalhista, foram aproximadamente 2,7 milhões de novos processos. Em 2021, o número caiu para 1,5 milhões.

Foto: Arquivo/AGU

O ajuizamento de ações trabalhistas no primeiro grau da Justiça do Trabalho diminuiu 43% nos últimos 5 anos. Em 2016, ano anterior à reforma trabalhista, foram computados aproximadamente 2,7 milhões de novos processos. Já em 2021, o número foi de 1,5 milhões. As informações são da comissão formada no Tribunal Superior do Trabalho para avaliar os impactos da reforma.

Para o professor da FGV Direito Rio, Paulo Renato Fernandes, as normas estabelecidas na Lei 13.467/17 tiveram um papel fundamental na redução desses processos. Segundo ele, alguns pontos foram essenciais para possibilitar acordos coletivos sobre quitação do contrato para adesão ao plano de demissão voluntária, diminuição do intervalo de almoço e condições para o pagamento de bonificações ou prorrogação de horários.   

“A reforma trabalhista importou em um avanço muito grande para as relações de trabalho no Brasil, gerando mais segurança jurídica, empoderando mais a negociação coletiva, enfatizando a boa-fé. Antes, nós vivíamos em uma relação de trabalho beligerante, cheia de armadilhas. A lei acabou com a contribuição sindical obrigatória, o que era um absurdo. Pessoas que não eram associadas ao sindicato eram obrigadas a contribuir para a entidade. Isso é uma agressão e viola o princípio da liberdade associativa”, considera. 

Quanto à negociação para diminuir o intervalo de almoço de uma hora para até 30 minutos, as ações judiciais caíram 50%. Essa medida permite aos colaboradores saírem mais cedo do trabalho ou compensarem a redução do número de dias de expediente na semana. 

Teletrabalho

Em pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 205 empresas industriais, duas em cada três acreditam que a celebração de instrumentos coletivos foi importante para adotar medidas de comum acordo voltadas à preservação do emprego e a ajustes nas rotinas de trabalho. Um dos destaques foi a regulamentação do teletrabalho. 

Nesse caso, 47% das companhias ouvidas disseram que a adoção desse formato foi importante no período da pandemia, principalmente entre 2020 e 2021. 
Na avaliação da advogada trabalhista Fernanda Matias, a pandemia da Covid-19 impactou de forma direta a economia do país, especialmente no que diz respeito às relações de trabalho, mas houve uma adaptação rápida por causa das determinações previstas na reforma trabalhista. 

“Nossa reforma trabalhista foi muito positiva nesse cenário quando diz respeito ao trabalho home office e ao trabalho telepresencial. Nesse ponto, ela foi fundamental para equilibrar as relações de trabalho e aumentar a demanda quanto a essa modalidade de contratação”, destaca. 

Fonte: Brasil 61

EnviarCompartilharTwitter

Mais Artigos

“Trabalhamos cinco meses por ano para o governo”, afirma empresário ao criticar carga tributária
Economia

“Trabalhamos cinco meses por ano para o governo”, afirma empresário ao criticar carga tributária

Emendas de vereadores já alcançam quase metade dos municípios brasileiros
Economia

Emendas de vereadores já alcançam quase metade dos municípios brasileiros

Fórum Empresarial destaca atuação da Câmara e reforça apoio ao Prospera Anápolis
Anápolis

Fórum Empresarial destaca atuação da Câmara e reforça apoio ao Prospera Anápolis

Produção industrial de Goiás avança mais que a média do Brasil e fica entre as maiores do país
Economia

Produção industrial de Goiás avança mais que a média do Brasil e fica entre as maiores do país

STF prevê multa para estados e municípios que não prestarem contas de emendas Pix relacionadas a eventos
Economia

STF prevê multa para estados e municípios que não prestarem contas de emendas Pix relacionadas a eventos

Federação paranaense cobra ‘celeridade máxima’ para evitar embargo da UE às carnes brasileiras
Agronegócio

Federação paranaense cobra ‘celeridade máxima’ para evitar embargo da UE às carnes brasileiras

Próximo Artigo
Roberto Naves articula criação de grande feira de agronegócio e tecnologia

Roberto Naves articula criação de grande feira de agronegócio e tecnologia

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado

Goiás registra queda nos índices de criminalidade pelo sétimo ano consecutivo

Goiás registra queda nos índices de criminalidade pelo sétimo ano consecutivo

Michelle Bolsonaro assume a presidência do PL Mulher

Michelle Bolsonaro assume a presidência do PL Mulher

Cidadania recebe filiação de vice-governador de Goiás e lideranças do estado

Prisão de coronéis da PMDF e situação de Bolsonaro ampliam debate sobre decisões do 8 de janeiro

Prisão de coronéis da PMDF e situação de Bolsonaro ampliam debate sobre decisões do 8 de janeiro

ENQUETE: Como você avalia a atuação do vereador Eli Rosa?

ENQUETE: Como você avalia a atuação do vereador Eli Rosa?

Deputado Vitor Hugo diz que programa ‘Em Frente Brasil’ combate a criminalidade na raiz do problema

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Anápolis
  • Goiás
  • Brasil
  • Opinião

© 2023