Por Agência Assembleia Foto: Reprodução
Com o objetivo de estabelecer medidas de auxílio comercial junto à agricultura familiar durante o período de calamidade pública que vigora em Goiás, o deputado Paulo Trabalho (PSL) protocolou na Casa o projeto de n° 2832/20, que autoriza o Poder Executivo a implementar a política de compras emergenciais de produtos agrícolas.
Em suas justificativas, o parlamentar informa que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás tem 88.436 estabelecimentos familiares que alimentam o comércio local. A produção anual desses alimentos pelos agricultores familiares alcança um valor que ultrapassa os 800 mil litros de leite e as 50 mil toneladas de arroz. Segundo ele, esse fato chama a atenção, porque está conectado a uma cadeia produtiva consolidada e tradicional no estado.
“Por esse motivo, é de suma importância o auxílio a essas pessoas, visto que as famílias que se sustentam por meio da venda de insumos agrícolas fazem parte da construção econômica do estado e ocupam um posto de vulnerabilidade em comparação com os grandes produtores”, esclarece Paulo Trabalho.
O projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Redação para apreciação dos deputados.
Agência Assembleia de Notícias