Logística: Transporte de pacientes agiliza atendimento em Anápolis

Secretaria Municipal de Saúde faz a remoção para o socorro mais imediato

Da Redação

Pacientes que chegam à Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, na Vila Esperança, se preferirem, podem ser levados para outra unidade que os atenderão mais rapidamente. Basta que passem por uma triagem e se identifique tal necessidade. Conforme a classificação de risco, eles podem aguardar por, até, três horas ou serem encaminhados para outra unidade: Unidade Abadia Lopes da Fonseca, ou Unidade Parque Iracema. O transporte é garantido pela Prefeitura de Anápolis.

Desde o primeiro dia, o novo modelo de funcionamento foi bem aceito pelos pacientes. E, os números comprovam a eficácia do novo sistema. A média de atendimentos na UPA que era de 14 mil pacientes/mês, passou para 12 mil. Ou seja, cerca de dois mil pacientes foram encaminhados para onde de fato devem receber atendimento, após passarem pela triagem conforme a classificação de risco.

O objetivo da Prefeitura com esse novo modelo foi melhorar e agilizar o atendimento. Assim é possível classificar de modo mais rápido e preciso o quadro do paciente. Se ele se encaixar nos perfis azul e verde têm à sua disposição transporte para as unidades “Abadia Lopes da Fonseca” e “Parque Iracema”, que funcionam em horário estendido e têm livre demanda. Caso seja amarelo, laranja ou vermelho será atendido na própria UPA.  

Os perfis

Azul: Troca de receitas; Mal-estar sem nenhum sintoma aparente ou associado; Troca de sondas vesicais; Retirada de pontos, Consultas rotineiras e Pedido de exames.

Verde: Dor e/ou inflamação de garganta; Dor de cabeça; Pressão alta; Febre até 38,6 isolada e/ou associada a outro sintoma; Dores leves em geral, Tosse seca ou produtiva e Processos alérgicos simples.

Amarelo: Febre acima de 38,6 graus associada com outros sinais e sintomas; Dores fortes, Vômitos intensos com sinais de desidratação e Falta de ar com oxigenação baixa.

Laranja: Cólica renal; Desidratação severa, Sangramentos intensos e Pneumonia com sinais de hipóxia (baixa concentração de oxigênio no organismo).

Vermelho: Infartos; Acidente vascular cerebral, Crises convulsivas e Vítimas de armas.

Foto: Renato Lopes – Dircom

You may also like