Por Richelson Xavier – Foto: Abdias Pinheiro/TSE
Durante a sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizada nesta quinta-feira (23), o ministro Alexandre de Moraes protagonizou um episódio tenso ao ironizar a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ao negar mais uma vez a solicitação de sustentação oral feita pelo advogado anapolino, Dr. Wandir Allan, durante o julgamento de um agravo regimental.
Ao recusar o pedido do advogado, Moraes previu que seria alvo de críticas nas redes sociais por parte de seus “inimigos” devido à repercussão da decisão. Após encerrar a pauta sem contestações, o ministro foi interpelado pelo advogado, que questionou se sua inscrição para sustentação oral havia sido indeferida pela presidência do Tribunal.
Num tom de riso, Moraes colocou o caso em votação no plenário, sem divergências por parte de outros ministros, reiterando, por unanimidade, a jurisprudência que exclui a sustentação oral em agravos. A sessão foi encerrada com agradecimentos do presidente da Corte.
“A OAB vai lançar outra nota contra mim, vão falar que eu não gosto do direito de defesa, vai dar mais uns 4 mil tweets dos meus inimigos”, diz Alexandre de Moraes.
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral fez afirmação ao negar sustentação oral de advogado em um agravo e… pic.twitter.com/CXyWtrgnjH
— Metrópoles (@Metropoles) November 23, 2023