Prefeitura credencia ONG para cuidar do Parque da Cidade

Contrato foi firmado esta semana e garantirá ações para se preservar o local

Por Portal Anápolis

Numa inciativa inédita, a Prefeitura de Anápolis celebrou convênio com uma organização não governamental para o desenvolvimento de um audacioso projeto ecológico no Parque da Cidade. A ideia é proporcionar à comunidade, meios de conhecer a riqueza do bioma Cerrado e aproveitar sua diversidade de frutos. Segundo o Prefeito Roberto Naves, em breve, será adotada nova dinâmica no local, que passará a contar com o trabalho permanente do Grupo de Proteção Ambiental, entidade sem fins lucrativos.

O contrato foi assinado na terça-feira, 18. Trata-se de um Termo de Colaboração de Permissão de Uso de Bem Público. O documento concede a ocupação do Parque pelo Grupo que, em contrapartida, cuidará do local durante 24 horas por dia, com foco na revitalização do espaço e na realização de atividades educativas para a população.

O Prefeito Roberto Naves agradeceu à instituição pela adoção do espaço e afirmou que se trata de “pessoas que querem fazer o bem e cuidar da nossa cidade. Não é o GPA que tem que nos agradecer. Nós é que nos sentimos gratos pela parceria”, falou o Chefe do Executivo Anapolino.

Como será

O Diretor de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação, Planejamento Urbano, Antônio El Zayek, disse que é importante a comunidade viver a Cidade, estar presente nos espaços públicos, contribuir com a gestão e tornar-se protagonista da história de seu próprio município. “É, justamente, isso que buscamos com esta ação, ou seja, permitir à população usufruir de um espaço que é dela, integrando atividades de conscientização ambiental e de lazer com a família”, detalhou El Zayek.

De acordo com o Diretor, o Parque tem 815 hectares e, também, abrigará pomares do cerrado: bosques de pequi; cagaita; caju; baru; jatobá, dentre outras espécies do bioma Cerrado.  No total, serão 87 mil mudas de árvores nativas plantadas.

O Presidente do GPA, Marcos Antônio Elias Gomes, afirmou que, inicialmente, será recuperado o patrimônio construído do Parque. Depois, serão iniciadas as ações educativas. “Pretendemos disponibilizar ali, durante 24 horas por dia, equipes para garantirem a preservação do local e a segurança da população”, disse, ao ressaltar a importância da área para o Estado, uma vez que aquele espaço é berço de nascentes, além de habitat de animais silvestres e espécies nativas do Cerrado Brasileiro.

Prefeitura fecha parceria para beneficiar Parque da Cidade

You may also like